PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: MARTA BETÂNIA LOPES SOARES FERREIRA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTA BETÂNIA LOPES SOARES FERREIRA
DATA: 07/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Vídeoconferência (Centro de Educação/UFPB)
TÍTULO: DESAFIOS NO ACOLHIMENTO DE FILHOS DE MIGRANTES E/OU REFUGIADOS NA ESCOLA: Inclusão intercultural como prática pedagógica de prevenção ao preconceito e à violência
PALAVRAS-CHAVES: Interculturalidade. Migrante. Prática Pedagógica. Educação Intercultural. Violência.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais
RESUMO: Esta pesquisa parte do crescimento dos fluxos migratórios no Brasil constatado nos dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Estes dados apontam que, em 2022, o país reconheceu 5.795 pessoas como refugiadas. Ao final do mesmo ano, o Brasil contabilizava 65.840 pessoas reconhecidas como refugiadas, residentes no Brasil, representando um aumento de quase 10% em relação a 2021 (ACNUR, 2023), que se somam aos demais imigrantes que vieram ao Brasil de forma voluntária e planejada. Esse movimento crescente, observado em escala nacional, também começou a ser percebido em município de Santa Rita (PB), que até então não era um destino usual de imigrantes e refugiados. De acordo com o Relatório Migracidades (Paraíba, 2021), o estado da Paraíba registrou 9.198 migrantes (que incluem os refugiados), entre os quais cerca de 803 são venezuelanos e grupos indígenas Warao. Essa presença crescente tem exigido das redes públicas de ensino novas formas de acolhimento e valorizar a diversidade cultural no cotidiano escolar. Entretanto, em municípios como Santa Rita/PB, onde a multiculturalidade é menos evidente, os desafios se intensificam devido à ausência de políticas estruturadas e de formação docente voltada à interculturalidade. Diante desse cenário, a pesquisa orientou-se pela seguinte questão norteadora: Quais são os desafios enfrentados pelas escolas do Sistema Municipal de Ensino de Santa Rita/PB na adoção de práticas pedagógicas que promovam a educação intercultural e contribuam para o acolhimento de estudantes migrantes, prevenindo situações de preconceito e discriminação? O objetivo geral consistiu em analisar os desafios das práticas pedagógicas de acolhimento intercultural em escolas municipais de Santa Rita (PB), sistematizando como essas práticas contribuem para a inclusão de estudantes migrantes e para a prevenção de preconceito e discriminação cultural. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e indutivo, considerando que a compreensão das práticas interculturais exige um olhar sensível e contextualizado sobre o cotidiano escolar. Desenvolveu-se um estudo de caso em três escolas do Sistema Municipal de Ensino de Santa Rita que atendem estudantes migrantes de diferentes nacionalidades. Participaram da pesquisa: professores, gestores, especialistas e alunos nativos e migrantes (pais e alunos). Para a coleta de dados usou-se a entrevista não estruturada e observações in loco. Os resultados indicam que o acolhimento intercultural nas escolas investigadas ocorre de forma majoritariamente espontânea e improvisada, fruto do esforço de professores e das interações entre os pares e que nenhum profissional foi treinado e preparado previamente para promover o acolhimento intercultural. Dentro do esforço de inclusão manifestações culturais dos estudantes migrantes, como idioma, culinária e brincadeiras típicas, aparecem ocasionalmente nas interações escolares. Verificou-se também a ausência de protocolos institucionais e de formação docente específica, o que limita a consolidação de uma educação intercultural. Ainda assim, práticas criativas e relações de empatia demonstram o potencial das escolas para promover o diálogo, o respeito, a prevenção a violência física e psíquica e o reconhecimento das diferenças. Diante dos resultados apurados sentimos a necessidade de criar um manual que ajudasse nesse acolhimento. Assim, foi elaborado um guia educativo para acolhimento intercultural com orientações práticas e baseadas em marcos legais e referenciais teóricos atuais. Esse produto busca apoiar escolas na construção de ambientes educativos mais acolhedores, prevenir situações de preconceito e violência e incentivar a formação de profissionais da escola na perspectiva de uma educação intercultural.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2015058 - ROBERTO VILMAR SATUR
Interno(a) - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno(a) - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Externo(a) ao Programa - 2169245 - ANA BERENICE PERES MARTORELLI
Externo(a) ao Programa - 1060613 - MARIA RENNALLY SOARES DA SILVA