PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANE BRAGA ROLIM H DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIANE BRAGA ROLIM H DE SOUZA
DATA: 30/09/2021
LOCAL: PPGCI/CCJE/UFPB
TÍTULO: BIBLIOTECA 4.0: UM OLHAR SOBRE AS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca 4.0. Geração de Bibliotecas. Inovação em Bibliotecas.
RESUMO: O termo ‘Biblioteca 4.0’ tem despontado como uma possibilidade designativa para as bibliotecas de nova geração que se baseiam nas tecnologias avançadas advindas da web 4.0 e da Indústria 4.0 para conceber suas instalações, produtos e serviços. Sendo assim, a hipótese sustentada no estudo é que as bibliotecas universitárias brasileiras precisam se adequar aos rótulos ponto zero, conhecendo as possibilidades trazidas pelos atributos das tecnologias e serviços de cada uma das gerações, almejando estarem prontas para adotar o rótulo Biblioteca 4.0, como forma de se desenvolver e evoluir perante o contexto e às necessidades dos usuários contemporâneos. Dessa forma, o objetivo geral do estudo é analisar as bibliotecas universitárias federais brasileiras no contexto do modelo prático e teórico-conceitual de Biblioteca 4.0. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa prática, com nível exploratório, descritivo e explicativo. Como corpus da pesquisa optou-se por estudar as bibliotecas universitárias pertencentes às universidades federais, adotando-se os seguintes procedimentos para coleta: a pesquisa bibliográfica, o método indiciário (GINZBURG, 1989), as técnicas de brauseio (ARAÚJO, 1994) e a aplicação de questionário on-line aos gestores. Para análise dos dados foi escolhida a análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Considerando o campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação, como forma de manter a biblioteca atualizada e consoante com as demandas da Sociedade em rede, os estudiosos estão sempre incorporando inovações, prevendo direções e estratégias para o desenvolvimento de novos serviços de informação, com essa perspectiva busca-se investigar a realidade das bibliotecas universitárias brasileiras, bem como propor um modelo teórico-conceitual e prático de Biblioteca 4.0 voltada para esse cenário.
Presidente - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS