PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: ODETE MÁYRA MESQUITA SALES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ODETE MÁYRA MESQUITA SALES
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: PRESERVAÇÃO DIGITAL NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE: Modelo de Metadados para Preservação do Prontuário Eletrônico do Paciente
PALAVRAS-CHAVES: Preservação Digital. Metadados para Preservação Digital. Prontuário Eletrônico do Paciente.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Tendo em vista a necessidade de salvaguardar a memória da saúde, essa tese parte da ideia de que a criação de um modelo de metadados específico, com foco na preservação digital do prontuário eletrônico do paciente, contribuirá para o acesso e o uso da informação a longo prazo. Além de colaborar para aperfeiçoar a busca e a recuperação da documentação sanitária, o que possibilitará uma maior integralidade dos dados, interoperabilidade dos sistemas e preservação da memória da saúde. Para tanto, o objetivo principal da pesquisa foi construir um modelo de metadados para a preservação digital do prontuário eletrônico do paciente, tendo em vista otimizar o acesso e o uso da informação a longo prazo, bem como a salvaguarda da memória da saúde. A escolha do tema é motivada, principalmente, pela necessidade de criar um esquema de metadados voltado para PEP que visem a preservação das informações contidas nesses documentos, favorecendo o acesso e a recuperação da informação sanitária no Serviço de Arquivo Médico e Estatística a longo prazo. O referencial teórico aborda o impacto que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação sobre a Ciência da Informação e as Ciências da Saúde, além da relação entre essas áreas, para adentrar na temática da Preservação Digital e do prontuário do paciente. A pesquisa está caracterizada como aplicada, exploratória, descritiva e propositiva, ancorada no método quadripolar, a partir de uma abordagem qualitativa que nos deu suporte para a elaboração do modelo de metadados para preservação digital voltado para prontuário eletrônico do paciente. O estudo empírico foi desenvolvimento no Serviço de Arquivo Médico e Estatística do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. O corpus da pesquisa recaiu sobre dois prontuários do paciente, sendo um analógico e outro digital. As análises apontam que é possível ter como base os padrões de preservação digital existentes na literatura como subsídios para a definição de metadados mínimos para preservação aplicados ao contexto dos prontuários do paciente. Conclui-se apresentando um modelo de metadados para preservação digital de prontuário eletrônico do paciente que difere dos modelos abordados na literatura, atendendo às condições no que se refere ao prontuário e com a finalidade de garantir que as informações permaneçam disponíveis, recuperáveis e compreensíveis a longo prazo, além de contribuir de forma substancial para as discussões sobre a temática da preservação digital para a documentação sanitária.
Presidente - 081.236.673-53 - VIRGINIA BENTES PINTO - UFC
Interno - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA