PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: LAELSON FELIPE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAELSON FELIPE DA SILVA
DATA: 30/03/2023
LOCAL: Bloco da Põs-Graduação do CCSA - UFPB
TÍTULO: ECOLOGIAS INFORMACIONAIS COMPLEXAS EM CENTROS DE REFERÊNCIA LGBTQIAP+ NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Arquitetura da Informação. Ecologias Informacionais Complexas. Centros de Referência de Direitos Humanos LGBTQIAP+. Políticas Públicas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: O estudo apresenta os ambientes informacionais dos Centros de Referência LGBTQIAP+ do Brasil. Considera o contexto de desenvolvimento das políticas públicas direcionadas a grupos subalternizados no país, levando em conta também seu processo de desinstitucionalização. Problematiza, a partir dos elementos teóricos-conceituais da Arquitetura da Informação em sua abordagem informacional, a constituição dos ambientes físicos e digitais dos centros de referência em face às contínuas transformações das Tecnologias da Informação e Comunicação. Demonstra sua relevância à medida que insere ao campo da Ciência da Informação reflexões a respeito de um problema/objeto ainda pouco explorado sob a perspectiva da Arquitetura da Informação. Infere-se que: se implementadas, têm potencial para gerar aplicações que ampliarão o alcance dos serviços oferecidos pelos centros de referência brasileiros. Questiona: como modelar, a partir da Arquitetura da Informação, ecologias informacionais complexas para Centros de Referência LGBTQIAP+ no Brasil? Objetiva: propor um modelo teórico/pragmático para o desenvolvimento de uma ecologia informacional complexa para Centros de Referência LGBTQIAP+. Considera como população os 38 centros, cuja existência fora confirmada na etapa de levantamento da pesquisa. A amostra, de caráter não probabilístico selecionada pelos critérios de acessibilidade e tipicidade, corresponde a 14 centros. Utiliza o método quadripolar para orientar o percurso investigativo dada a sua flexibilidade e adaptabilidade na análise de problemas/objeto constituídos a partir das Ciências Sociais. Caracteriza-se, quanta a sua abordagem como qualitativa; quanto a sua natureza como aplicado; quanto aos seus objetivos como exploratório e descrito; quanto ao seu instrumental, bibliográfico, documental e de campo. Utiliza como instrumento de coleta o questionário. Como instrumento de análise utiliza a análise de conteúdo, o Ensaio Metodológico para Arquitetura da Informação Pervasiva adaptado à Abordagem Informacional e o Checklist de elementos da Arquitetura da Informação. Como resultados apresenta: o mapa dos centros existentes no Brasil, os elementos essenciais dos centros, um modelo de ambiente físico e um modelo de ambiente digital. Conclui que: a incorporação de programas de governos no cerne das unidades federativas como políticas de Estado potencializa a propagação de centros de referência; os centros possuem elementos essenciais que os caracterizam e que podem ser tomados como ponto de partida para construção de ambientes físicos e digitais; não é obrigatoriamente necessário que haja uma unidade física em funcionamento para que os centros continuem a oferecer parte de seus serviços; os centros têm potencial para constituir ecologias informacionais complexas, mas isso pode não ocorrer; é possível desenvolver um modelo que subsidie a construção de ecologias informacionais complexas de centros de referência.
Presidente - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Interno - 774857 - JULIO AFONSO SA DE PINHO NETO