PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA MARIA DE MEDEIROS TRAVASSOS SAEGER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA MARIA DE MEDEIROS TRAVASSOS SAEGER
DATA: 21/03/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala PÓS 4
TÍTULO: Análise do processo de Gestão da Informação e do Conhecimento no Orçamento Participativo do município de João Pessoa/PB
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da informação e do conhecimento. Orçamento Participativo. Participação popular. Cidadania. Ciência da Informação.
PÁGINAS: 140
RESUMO: Apresenta as pretensões de uma pesquisa imersa no contexto dos programas de gestão pública participativa, tendo como objetivo geral analisar o processo de Gestão da Informação e do Conhecimento no Orçamento Participativo do município de João Pessoa/PB (OPJP), a partir das concepções teóricas da Ciência da Informação. A dimensão teórica é ancorada no pressuposto de que a Gestão da Informação e do Conhecimento (GIC), enquanto um processo integrado de gestão, se constitui no diferencial para a eficiência da gestão pública, por oferecer os meios e os recursos necessários para que a informação e o conhecimento sejam utilizados em prol da gestão da coisa pública e da melhoria da qualidade de vida da população. A investigação aqui proposta se dará por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e utilizará como estratégias de pesquisa o levantamento bibliográfico, a pesquisa documental e o estudo de caso. O campo empírico será composto pela Secretaria Executiva do OPJP, pelas assembleias regionais e pelas regiões municipais, considerando-se a divisão regional orçamentária adotada no OPJP. Entre os sujeitos que farão parte da pesquisa encontram-se os gestores, articuladores e conselheiros municipais do OPJP e os representantes das comunidades de cada região da cidade. Para a coleta de dados serão utilizados como instrumentos a entrevista semiestruturada, grupos focais, observação participante e análise documental. Em relação aos conteúdos obtidos na coleta de dados, estes serão tratados a partir de uma análise de conteúdo tendo como referência a proposta de Bardin (2011), com categorias e subcategorias construídas a partir do processo de GIC de Bergeron (2003). Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir para a elaboração de diretrizes para a gestão do OPJP, sustentadas em um processo de GIC.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 774857 - JULIO AFONSO SA DE PINHO NETO
Interno - 1286412 - MARYNICE DE MEDEIROS MATOS AUTRAN
Interno - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Externo ao Programa - 273726 - SIMONE BASTOS PAIVA
Externo à Instituição - JACQUELINE ECHEVERRIA BARRANCOS
Externo à Instituição - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO