PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: JOSÉ LUCAS GOUVEIA DA SILVA GRACIANO E LUZ

DISCENTE: JOSÉ LUCAS GOUVEIA DA SILVA GRACIANO E LUZ
DATA: 14/12/2018
LOCAL: LLP/PPGOA
TÍTULO: GER(AÇ@ES): a gestão de competências no contexto das gerações Baby Boomers, X e Y na Universidade Estadual da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Gerações Baby Boomers, X e Y. Gestão de competências. Mercado de Trabalho. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Administração de Pessoal
RESUMO: No cenario do Seculo XXI, a evolucao cientifico-tecnologica, associada aos fenomenos da informacao em rede e da globalizacao dos negocios e da cultura, tem contribuido para a rearticulacao da nova ordem civilizatoria, o que repercute fortemente no mundo do trabalho, nas organizacoes e nas profissoes, incidindo na (re)formatacao das geracoes. No contexto da gestao de pessoas, tres categorias encontram-se no mercado de trabalho: a) profissionais da Geracao Baby Boomers, cuja expertise tem constituido a historia e o desenvolvimento das organizacoes ao longo do tempo; b) profissionais da Geracao X, herdeiros disciplinados das experiencias dos que os antecederam; e c) profissionais da Geracao Y, dinamicos e muito mais adaptados as reconfiguracoes tecnologicas da cultura digital. Em virtude disso, esta pesquisa objetiva analisar a gestao de competencias no contexto das geracoes Baby Boomers, X e Y, na Universidade Estadual da Paraiba (UEPB). Em termos metodologicos, trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem quanti-qualitativa, do tipo descritiva, cuja amostragem probabilistica estratificada de fracao proporcional selecionou uma amostra correspondente a 232 servidores tecnico-administrativos, diante de um universo de 660 colaboradores da universidade, a quem foi aplicado um questionario misto. A pesquisa tambem atuou junto a 28 gestores da administracao central, aos quais foi aplicado o instrumento de pesquisa trie hierarquizado. Para a organizacao e tratamento desses dados, a pesquisa fundamentou-se na analise de conteudo. No espectro dos resultados, a investigacao identificou uma tendencia, por parte dos gestores da UEPB, em adotar um modelo de gestao tradicional/tecnicista, em detrimento de uma gestao baseada na identificacao e no desenvolvimento de talentos e competencias. Ja no que diz respeito aos servidores tecnico-administrativos, estes demonstraram mais importancia as competencias cordialidade, responsabilidade, etica profissional, foco na qualidade do servico e trabalho em equipe, o que demonstra certa afinidade com os modelos de gestao mais modernos. Quanto as geracoes, percebeu-se que na, geracao Y, nao houve grandes mudancas em relacao a media geral, permanecendo as mesmas competencias supracitadas como as cinco mais importantes. Ja na geracao X, trabalho em equipe deu lugar a relacionamento interpessoal, entre as cinco mais importantes. Os Baby Boomers, por sua vez, deram mais importancia a competencia contornar imprevistos em relacao a cordialidade. De modo geral, percebeu-se um atrito entre o modelo de gestao adotado pelos gestores e aquele desejado pelos servidores tecnicos. No entanto, os dados nao demonstraram grande divergencia de pensamento entre as diferentes geracoes que compoem o quadro de servidores tecnico-administrativo da UEPB, no que diz respeito as competencias mais importantes, diante dos objetivos estrategicos da universidade.
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 774857 - JULIO AFONSO SA DE PINHO NETO