PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: EMANUEL CAETANO DA SILVA

DISCENTE: EMANUEL CAETANO DA SILVA
DATA: 29/09/2020
LOCAL: https://meet.google.com/syr-mqqn-ykt
TÍTULO: CLIMA ORGANIZACIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: A percepção dos servidores lotados no Departamento de Ciências Jurídicas
PALAVRAS-CHAVES: Clima organizacional. Percepção do clima organizacional. Pesquisa de clima organizacional. Instituições do Ensino Superior.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Administração de Pessoal
RESUMO: O objetivo principal da pesquisa foi investigar o clima organizacional na Universidade Federal da Paraíba. O estudo investigou a percepção dos servidores técnicos administrativos e superiores imediatos lotados no Departamento de Ciências Jurídicas. Além desse ambiente, houve a proposição da percepção sobre mais dois eixos (setores de atuação e a Universidade). A base teórica para construção da temática foi desenvolvida em conceitos relacionados à organização, ambiente organizacional, cultura organizacional, clima organizacional, a transversalidade do clima (cultura, percepção e satisfação), o estudo do clima em Instituições do Ensino Superior e a ferramenta de pesquisa do clima organizacional. O modelo de Gerson Rizzatti (1995) foi a principal referência para esquematizar a pesquisa. Este trabalho é de natureza qualitativa e quantitativa, exploratória, documental e bibliográfica. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário eletrônico. A amostra contou com 20 servidores na qual representou 91% do universo investigado. Os servidores tiveram a oportunidade de demostrar percepções variadas por categorias (e seus componentes) de análises direcionadas ao seu ambiente institucional. Por outro lado, pode-se averiguar que na Universidade Federal da Paraíba esse tipo de pesquisa não é usual, entretanto, constatou-se ao longo do estudo o tamanho da importância em saber sobre o clima organizacional, pois ficou evidente que as instituições necessitam de aprender também com seus colaboradores internos, a fim de compreender a suas reais carências. Por fim, considerou-se que nos três eixos de investigação, a situação do clima é favorável para o ambiente de trabalho harmônico, com oscilações intermediárias negativa, intermediárias positiva e altamente afirmativas entre os fatores que afetam o clima institucional.
Presidente - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA
Interno - 2739440 - LUCILENE KLENIA RODRIGUES BANDEIRA