PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: JUSSARA DE LOURDES FERREIRA CHAVES

DISCENTE: JUSSARA DE LOURDES FERREIRA CHAVES
DATA: 26/10/2020
LOCAL: Plataforma Google Meets
TÍTULO: ANÁLISE E MELHORIA DOS PROCESSOS DE TRABALHO DO PSICÓLOGO NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Psicólogo, Assistência Estudantil, Gestão de Processos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A Gestão de Processos de Negócios tem sido aplicada nos diversos órgãos, tendo em vista vantagens em melhorias para a organização e para a operacionalização de serviços, mantendo o necessário ao funcionamento dos fluxos de trabalho. A Coordenação de Apoio ao Discente, da Escola Técnica de Saúde (ETS) da UFPB, não tem seus processos de trabalho definidos, tornando suas atividades inseguras para todos os envolvidos, sejam profissionais ou alunos e, por vezes, desconexas, impedindo que haja uma execução alinhada para finalidades próprias do campo da Assistência Estudantil, refletindo na inadequada execução das ações preconizadas pela Resolução CONSEPE/UFPB nº 38/2018, que trata da Política de Assistência Estudantil da ETS. O presente Relatório Técnico Conclusivo tem como objetivo analisar os fluxos de trabalho em que a Psicóloga está diretamente envolvida na Assistência Estudantil. Os Processos de Atendimento Individual e em Equipe e o Processo de Acompanhamento ao Discente não possuem estrutura definida, sendo realizados conforme as possibilidades no momento em que ocorrem. Para esse fim, inicialmente procedeu-se a modelagem e a descrição dos processos com o Bizagi Modeler, de acordo com o BPMN e SIPOC. Foram realizadas duas análises qualitativas, o questionário da ISO/TR 26122 adaptado e Análise de Causa-raiz com o Diagrama da Árvore. A ISO/TR 26122 indicou a junção dos Processos de Atendimento ao Aluno (Individual e em Equipe) e inclusão de atividades como requisitos do processo, a obediência às legislações dos Conselhos de Classe, com os registros adequados dos atendimentos, a definição de responsabilidades nos processos multiprofissionais e a transformação em processos formais, evitando as variações e a produção de dados. A análise de Causa-raiz com o Diagrama da Árvore indicou que há dois caminhos para solucionar o problema da falta de processo formal, sendo um o amparo legal para a regulamentação dos processos e outro a criação de um campo no SIGAA para operacionalização dos processos. Os resultados propostos pelo Relatório Técnico indicam que a implantação das melhorias é apenas o começo das formalizações, sendo necessário ainda desenvolver o campo do SIGAA e as regulamentações necessárias para a execução destes em futuros estudos.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ