PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: EDWY DE OLIVEIRA ANDRADE FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDWY DE OLIVEIRA ANDRADE FILHO
DATA: 28/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet - meet.google.com/gks-kqpp-xou
TÍTULO: PRÁTICAS APRENDENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO BÁSICO DO ESTADO DA PARAÍBA: MAPEAMENTO POR DESEMPENHO DAS COMPETÊNCIAS DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS PRESENTES NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM.
PALAVRAS-CHAVES: organização aprendente; pensamento sistêmico; gestão do conhecimento; mapeamento de competências.
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais
RESUMO: Para superar os desafios atuais enfrentados pelas organizações, as escolas públicas de ensino básico devem desenvolver práticas aprendentes, com o intuito de gerar conhecimento e inovação a partir das suas próprias experiências. O desenvolvimento das escolas públicas de ensino básico como organizações aprendentes está vinculado a uma administração inovadora e sincronizada com os princípios da aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento. O objetivo geral dessa pesquisa foi realizar o mapeamento das competências presentes na matriz de referência do ENEM relativas à matemática e suas tecnologias de acordo com o desempenho das turmas e dos alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas do estado da Paraíba. Esse mapeamento foi realizado através da criação e aplicação conjunta de um sistema de avaliação diagnóstica e de um instrumento de tabulação dos dados oriundos do desempenho nessa avaliação. O método utilizado foi a pesquisa participante. A pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas do estado da Paraíba. Verificou-se que as escolas participantes apresentaram os piores índices de desempenho nas competências 4 e 5. Os princípios da teoria organizacional, pensamento sistêmico e gestão do conhecimento aplicados em escolas de educação básica contribuíram para o seu desenvolvimento enquanto organizações aprendentes, trazendo benefícios para as instituições, professores e alunos
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 1272602 - ANA CLÁUDIA CRUZ CÓRDULA
Externo ao Programa - 1307515 - SIGNE DAYSE CASTRO DE MELO E SILVA