PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: JOSÉ CLEBSON DE SOUZA MEDEIROS

DISCENTE: JOSÉ CLEBSON DE SOUZA MEDEIROS
DATA: 30/09/2021
LOCAL: Sala virtual do Google Meet
TÍTULO: POLÍTICAS DE GESTÃO EM DIREITOS HUMANOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: florescendo com o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos, Gestão, Universidade, Pacto.
ÁREA: Educação
RESUMO: A educação pública brasileira vive em permanente desafio, sobretudo no cenário atual. Neste estudo nos propusemos a mapear as políticas de gestão voltadas à promoção dos direitos humanos (DH) no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba a partir da adesão ao Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, à Cultura da Paz e dos Direitos Humanos (PNUDH), do qual a IES tornou-se signatária em 2017. Considerando para tanto todos os mecanismos consolidados nas normativas internas, sejam portarias, resoluções ou mesmo no Estatuto e no Regimento da Instituição, como também nas mídias oficiais da mesma com foco centrado no eixo de atuação “Gestão”. Faz-se inicialmente um breve apanhado histórico do surgimento e desenvolvimento dos DH no âmbito internacional, no Brasil, e em especial no contexto das universidades, e em seguida discorre sobre esse processo no âmbito da UEPB focando na práxis da instituição a partir da adesão ao Pacto buscando identificar e caracterizar as políticas de gestão implementadas, verificando o alinhamento institucional ao mesmo e propondo um mecanismo de visibilidade para estas com alcance amplo para toda a comunidade acadêmica e sociedade em geral.
Presidente - 038.480.484-50 - ROSILENE PAIVA MARINHO DE SOUSA - UFPB
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS