PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSENIL ALMEIDA LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSENIL ALMEIDA LIRA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Ambiente Virtual https://meet.google.com/nqj-bnjc-fjh
TÍTULO: MAPEAMENTO DE PROCESSOS: UM ESTUDO PARA O APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIÇOS NO ÂMBITO DA DIVISÃO DE CADASTRO E PAGAMENTO DESERVIDORES DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: processos; gestão de processos; BPM; padronização de processos.
RESUMO: Para garantir o desempenho eficiente das organizações, especialmente nos dias de hoje, é imperativo que estas se comprometam continuamente a se manterem atualizadas. Nesse sentido, os gestores precisam buscar métodos eficazes e modernos para revisar a gestão dos seus processos internos, com intuito de melhorar a satisfação tanto dos usuários internos quanto externos, bem como dos servidores que executam estes processos. Diante desse contexto, a pesquisa em questão propõe a identificação e seleção dos processos críticos que transitam pela Divisão de Cadastro e Pagamento de Servidores da UFPB (DCPS). O objetivo é mapear e modelar esses processos utilizando o Business Process Management – BPM e, por fim, desenvolver e propor um manual de padronização de processos de trabalho. No âmbito da visão estratégica para a instituição, é relevante mensurar, durante esse processo de atualização dos fluxos processuais, a valorização da instituição, dos servidores envolvidos diariamente com os processos, bem como a tecnologia a ser aplicada. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação de natureza, com análise documental, e entrevistas do tipo grupo focal, envolvendo servidores da DCPS bem como gestores de setores que possuem processos que têm execução na DCPS. A escolha desses servidores se baseia em sua atuação direta com os processos de interesse da pesquisa. Para identificação dos processos críticos será utilizado a Matriz GUT, e para modelagem dos processos o software Bizage. O estudo tem como pretensão contribuir para promoção de melhorias contínuas na entrega de serviços prestados pela DCPS e ainda produzir um modelo que possa ser utilizado em outros setores da instituição para efetividades dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da UFPB.
Presidente - 2739440 - LUCILENE KLENIA RODRIGUES BANDEIRA
Interno - 2015058 - ROBERTO VILMAR SATUR