PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: WALTER JUNIOR LEITAO DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALTER JUNIOR LEITAO DE ARAUJO
DATA: 29/02/2024
HORA: 11:00
LOCAL: https://meet.google.com/tay-hwec-cwa Para partic
TÍTULO: IMPACTOS DA ROTATIVIDADE DOS SERVIDORES TÉCNICOADMINISTRATIVOS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL DA UFPB CAMPUS IV
PALAVRAS-CHAVES: rotatividade, aprendizagem organizacional, gestão de recursos humanos, abordagem qualitativa.
PÁGINAS: 73
RESUMO: Essa pesquisa objetiva investigar como a rotatividade dos servidores técnicos-administrativo impacta os processos de aprendizagem organizacional desenvolvidos no Campus IV da UFPB. Considerando as opiniões e percepções declaradas por ex-servidores e gestores do Campus. Para alcançar este objetivo, são delineados objetivos específicos que incluem a caracterização dos fatores internos na decisão de saída dos TAES, a identificação dos impactos da rotatividade nos processos de aprendizagem na percepção dos gestores, e a proposição de ações e estratégias de gestão para mitigar os efeitos da rotatividade. O trabalho evidencia os fatores internos, destacando a importância de compreender o contexto da UFPB para abordar adequadamente essa questão. Com a revisão de literatura, foi estruturado um referencial teórico contendo as causas determinantes da rotatividade nas organizações públicas ou privadas mais identificados nas bases analisadas. A alta rotatividade de servidores no Campus IV da UFPB dificulta o planejamento de longo prazo, a aprendizagem organizacional e a gestão do conhecimento, afetando negativamente os objetivos institucionais e a eficiência operacional. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental para entender a rotatividade na UFPB, Campus IV. Além disso, a análise de narrativas será incorporada para valorizar as experiências dos participantes e fornecer insights para estratégias de gestão de recursos humanos. Essas abordagens e técnicas garantem uma análise abrangente e detalhada dos dados coletados nas entrevistas, contribuindo para uma compreensão mais completa dos fenômenos relacionados à rotatividade no contexto específico da UFPB, especialmente no Campus IV. Este projeto, ao abordar os impactos da rotatividade dos servidores técnico-administrativos na aprendizagem organizacional do Campus IV da UFPB, busca contribuir para a literatura existente e oferecer orientações práticas para uma gestão de recursos humanos mais eficaz.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS
Interno - 2739440 - LUCILENE KLENIA RODRIGUES BANDEIRA
Externo à Instituição - MARIA TERESA PIRES COSTA