PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: GETULIO ALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GETULIO ALVES DA SILVA
DATA: 27/03/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de vídeo conferência do PPGOA- Presencial
TÍTULO: INOVAÇÃO NA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DOS DADOS: IMPLEMENTAÇÃO A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias digitais na sociedade 4.0. Aprendizagem significativa. heurísticas de usabilidade. Material didático para cursos online.
PÁGINAS: 202
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos
RESUMO: RESUMO Trata-se de um Projeto Técnico Aplicado cuja pesquisa teve como objetivo investigar pressupostos teórico -metodológicos para construção de cursos online a serem ministrados na formação continuada de trabalhadores do setor de logística. Os novos ciclos de inovação da sociedade 4.0 em suas características principais inclui o uso intensivo de tecnologias digitais tais como inteligência artificial, robótica, internet das coisas, veículos autônomos, bio e nanotecnologia, impressão 3-D, ciência material, computação quântica e armazenagem de energia exigindo novas abordagens na aprendizagem profissional. A pesquisa tem início com um diagnóstico do problema e uma exploração conceitual adequada á análise dos dado do relatório que envolveu empresas do segmento logístico e cargas do estado da Paraíba. O estudo da Teoria da Aprendizagem Significativa foi aplicada à reestruturação de cursos que envolvem desenvolvimento de pessoas, sobretudo na área de ciência dos Dados. Esta abordagem teórica permitiu a concepção de um framework para planejamento da experiência de aprendizagem significativa. O modelo conceitual partiu de pressupostos da aprendizagem significativa, e de heurísticas de usabilidade pedagógica para concepção de materiais e avaliação de aprendizagem com base de problemas. Através da estruturação do framework foi possível conceber um protótipo para proposição de uma experiência de aprendizagem em dois cursos: Inteligência de Dados para a Gestão e Análise de Dados com Power BI. Os dois cursos foram reescritos através de uma ferramenta de edição gráfica chamada Figma, que possibilitou aplicação dos pressupostos TAS, aplicação das heurísticas de usabilidade, navegação por meio hiperlinks, facilidade de uso e coleta de feedbacks. A concepção do framework possibilitou inovar no planejamento de experiências de aprendizagem que tenham por objetivos criar materiais para desenvolvimento de competências para a economia 4.0.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 337147 - MARIA DE FATIMA FERNANDES MARTINS CATAO
Externo ao Programa - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo à Instituição - JOSÉ WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS