PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KAMILLA REBECA SOUTO QUEIROZ DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAMILLA REBECA SOUTO QUEIROZ DE LIMA
DATA: 22/05/2018
LOCAL: Sala de reuniões do PPGCI/CCSA/UFPB
TÍTULO: COMPORTAMENTO DE BUSCA E USO DA INFORMAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS INDÍGENAS DO CAMPUS IV – UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento informacional. Usuários indígenas. Modelo de David Ellis. Universitários indígenas. Acesso e uso da informação.
RESUMO: Nos últimos anos, as políticas públicas de educação no ensino superior têm contribuído para inclusão de indígenas nas universidades. Entretanto, os universitários indígenas como usuários de informação enfrentam dificuldades ao longo da graduação que podem interferir no desenvolvimento acadêmico dos mesmos. O acesso e uso da informação são primordiais para inclusão intelectual e social das classes menos favorecidas, onde a intervenção da Ciência da Informação busca mediar junto aos universitários indígenas na superação de suas lacunas informacionais. Buscando entender como se configura o comportamento de busca da informação dos universitários indígenas propõe-se o projeto de pesquisa que tem como objetivo geral analisar o comportamento de busca e uso da informação dos universitários indígenas do Campus IV da UFPB à luz do Modelo de Ellis, Cox e Hall (1993) ampliado com as contribuições de Crespo (2005), e Tabosa e Pinto (2015). Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo e abordagem quanti-qualitativa. O estudo contempla duas fases: a pesquisa bibliográfica, para compor o referencial teórico e uma pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário composto por questões abertas e fechadas. Participarão do estudo, os universitários indígenas do CCAE- Campus IV da UFPB, com vínculos ativos com a instituição e matriculados no semestre 2017.2. A análise de dados da pesquisa será feita com base na Análise de Conteúdo de Bardin, com apresentação de resultados através de inferências estatísticas e representação em gráficos. Espera-se que os resultados da pesquisa possam contribuir para a Ciência da Informação, especialmente no que concerne à compreensão do comportamento informacional dos usuários indígenas e, assim, poder colaborar, também, para a inclusão informacional e social desses sujeitos.
Presidente - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES