PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERIA DE LOURDES DE VASCONCELOS ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERIA DE LOURDES DE VASCONCELOS ANDRADE
DATA: 07/12/2017
LOCAL: PPGCI
TÍTULO: OPEN MONOGRAPH PRESS: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DE USO NAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS
PALAVRAS-CHAVES: Editoras Universitárias Brasileiras. Livro digital. Open Monograph Press. Cenários Prospectivos.
RESUMO: O livro ao longo dos séculos sofreu e vem sofrendo alterações em seu suporte, em sua estrutura e no seu processo editorial. Tais mudanças se deram essencialmente pelo desenvolvimento das tecnologias e pelas alterações das necessidades dos usuários. O uso das tecnologias da informação e comunicação bem como o Movimento de Acesso Aberto permitem a ampliação dos artefatos informacionais, possibilitando a utilização ferramentas para auxiliar o processo editorial, consequentemente, ocorre mudanças na elaboração da formatação da estrutura do livro, que podem ser disponibilizados apenas no universo digital, não mais precisando passar pelo processo de impressão e distribuição físicos, bem como possibilitando ampla produção e divulgação científica no âmbito da comunicação científica. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a perspectiva de uso do Open Monograph Press no processo editorial de livros em formato digital nas editoras universitárias públicas no Brasil. A metodologia da pesquisa é de natureza descritiva e exploratória ancorada no método de cenários de Michel Godet. A coleta dos dados será por meio da análise documental dos sites das editoras e o uso do questionário. Na fase de análise dos dados, será utilizado como suporte os princípios e ferramentas da metodologia de cenário de Michel Godet.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA