PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDERLI JOSE DA SILVA SEGUNDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDERLI JOSE DA SILVA SEGUNDO
DATA: 18/05/2017
LOCAL: LTI-CCSA-UFPB
TÍTULO: Bibliotecas em realidade virtual: uma análise de aceitação da tecnologia no ambiente do second life
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca Virtual. Realidade Virtual. Prospecção de Cenários. Gestão do Conhecimento. Arquitetura Pervasiva
RESUMO: Percebendo o crescente apelo por interações baseadas em Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Inicia discutindo os efeitos provenientes da popularização dos computadores pessoais e da internet na sociedade contemporânea. Apresenta a Ciência da Informação sob uma perspectiva tecnológica. Discute como os conceitos de ubiquidade e pervasividade realizam a transição do paradigma produto para o paradigma experiência, no âmbito da interação homem-tecnologia. Traz uma revisão literária sobre realidade virtual e realidade aumentada, ilustrando essas tecnologias com as plataformas Second Life e Pokemon Go. Apresenta a Biblioteca Virtual Paul Otlet, discutindo as possibilidades do ambiente virtual como ferramenta para criação do conhecimento. Desenvolve análise prospectiva, sobre bibliotecas virtuais, utilizando a técnica e software de prospecção de cenários desenvolvidos por Michel Godet, tendo como recorte temporal a atuação da Biblioteca Virtual Paul Otlet entre 2012 e 2016. Apresenta, como resultado, três cenários futuros prováveis para as bibliotecas virtuais brasileiras e demonstra que a atuação delas está diretamente ligada à formação bibliotecária oferecida pelas universidades nacionais. A prospecção indicou que a formação dos bibliotecários é fundamental para o desenvolvimento de bibliotecas virtuais. Com base neste resultado, este projeto tem como objetivo geral analisar a aceitação de usuários, provenientes da área da Ciência da Informação, por uma biblioteca desenvolvida em ambiente de realidade virtual. Portanto este trabalho propõe uma análise de aceitação tecnológica, utilizando-se do método TAM (Technology Acceptance Model).
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS