PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: DANIELLA ALVES DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLA ALVES DE MELO
DATA: 21/02/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGCI
TÍTULO: PRÁTICAS INFORMACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO: Um estudo na Bamidelê – Organização de Mulheres Negras da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Práticas Informacionais. Competência Crítica em Informação. Feminismo Negro. Interseccionalidade. Relações de Gênero.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Durante muito tempo mulheres e negros/as vem sendo invisibilizados/as na sociedade e na construcao do saber. No entanto, os discursos que asseguram essa sujeicao, revelam, ao mesmo tempo, formas de resistencia. Assim, pode-se dizer que a informacao se coloca hoje como uma das mais importantes ferramentas de enfrentamento para os segmentos sociais historicamente oprimidos. Baseando-se nessas premissas, esse trabalho teve como objetivo compreender se/como as Praticas Informacionais desenvolvidas pelas feministas negras, que atuam na Bamidele, tem contribuido para a construcao de competencias criticas em informacao que as possibilitam orientar suas acoes de enfrentamento as relacoes de dominacao/submissao de genero e etnico/raciais. Para tanto, lanca mao dos seguintes objetivos especificos: 1. Tracar o perfil das feministas negras que atuam na Bamidele; 2. Mapear as Praticas Informacionais realizadas por elas; 3. Identificar quais Praticas Informacionais vem contribuindo para a construcao de uma Competencia Critica em Informacao por parte dessas mulheres; 4. Analisar como a Competencia Critica em Informacao contribui para o enfrentamento das relacoes de dominacao/submissao de genero e etnico/raciais, por parte das feministas negras da Bamidele. E um estudo realizado por meio de pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, onde os dados foram coletados atraves de entrevistas semiestruturadas. Trata-se de uma pesquisa correlacional, que visa relacionar os conceitos de Praticas Informacionais e Competencia Critica em Informacao. Os dados foram analisados atraves da analise tematica de conteudo, por meio da tecnica de categorizacao, com base nas categorias analiticas abordadas no trabalho. A pesquisa mostrou que as que as Praticas Informacionais desenvolvidas pelas mulheres negras incorporam em si um aspecto de resistencia, que e fortalecido atraves das praticas coletivas, assim, e por meio dessas praticas que elas desenvolvem uma Competencia Critica em informacao que fornece subsidios para seus enfrentamentos diarios, seja adquirindo informacao/conhecimento para si, ou democratizando essa informacao/conhecimento com outras mulheres.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 338286 - SUELLY MARIA MAUX DIAS
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO ÁVILA ARAÚJO