PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA CONCEIÇÃO DAVI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO DAVI
DATA: 28/09/2018
LOCAL: Sala da pós Graduação - 4
TÍTULO: ACESSO À INFORMAÇÃO VERSUS QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES APENADAS
PALAVRAS-CHAVES: Acesso a Informação; Qualidade de vida; Mulheres apenadas; Ressocialização de mulheres apenadas.
RESUMO: Aborda o contexto de acesso à informação dentro do sistema penitenciário no Complexo Penal João Chaves - CPJC, localizado em Natal/RN, sob a perspectiva das mulheres apenadas do referido espaço. O direito de acesso à informação e o consequente conhecimento gerado a partir desse acesso produzem elementos fundamentais para o aprimoramento do individuo e a melhoria na sua qualidade de vida. Objetiva-se analisar as relações entre o acesso à informação e a qualidade de vida das mulheres em situação de privação de liberdade, que cumprem penal CPJC. Para sua consecução delimitam-se os seguintes objetivos operacionais: Comparar as condições de vida dessas mulheres antes e depois do acesso e uso das informações e refletir sobre o papel do profissional da informação, notadamente o bibliotecário, no contexto das instituições consideradas “totais”. Os procedimentos metodológicos consistem em uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, instrumentalizada pela observação participante não sistemática e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Nesse segmento, a relevância deste estudo decorreu, em âmbito geral, das transformações presenciadas na sociedade atual, sobre acesso à informação. Ressalta-se a necessidade de estudos que discutam de maneira significativa tal prática em instituições carcerárias, evidenciando o caráter social e a consequente mudança que pode ocorrer mediante o acesso. A partir dos estudos realizados, procurou-se demonstrar, inicialmente, a relevância do acesso a informação o entrecruzamento de conceitos abrangentes, desde as políticas de acesso à informação, os direitos individuais e coletivos, tratados como direitos humanos essenciais, culminando na relação entre o acesso e a qualidade de vida das mulheres apenadas em questão. PALAVRAS- CHAVE: Acesso a Informação; Qualidade de vida; Mulher apenada; Ressocialização de mulheres apenadas.
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES