PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIANE VIEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIANE VIEIRA DA SILVA
DATA: 10/05/2019
LOCAL: Sala de reuniões do PPGCI
TÍTULO: A REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO POR MEIO DA DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA: um estudo nos arquivos permanentes públicos de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Descrição Arquivística. Informação Arquivística. Instrumentos de pesquisa para arquivos. Representação da informação.
RESUMO: A informação é objeto de reflexões, pesquisas e investigações em diferentes áreas do conhecimento, dentre elas a Ciência da Informação e a Arquivologia. A história dos arquivos e a sua evolução estão diretamente ligadas ao progresso e crescimento econômico e social, sendo um diferencial que propicia acesso aos direitos dos cidadãos, respondendo pela guarda de informações individuais e coletivas, reconhecidamente como entidades custodiadoras de memória. Diante dessa realidade esta pesquisa é motivada diante da percepção da importância da representação, da descrição arquivística e da elaboração dos instrumentos de pesquisa, pois por meio deles os usuários terão acesso ao conteúdo dos documentos e à recuperação das informações de maneira mais eficiente e eficaz. Esta pesquisa objetiva analisar o uso e a aplicabilidade das normas de descrição arquivística em arquivos permanentes e históricos na cidade de João Pessoa. Metodologicamente, este estudo será de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e quanto às fontes, classifica-se como documental e pesquisa de campo, fazendo uso da observação como técnica para a coleta de dados. O universo a ser estudado serão seis arquivos permanentes/históricos, registrados no Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos, do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e localizados na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba. São eles: Arquivo dos Governadores Fundação Casa de José Américo; Arquivo Eclesiástico da Paraíba; Gerência Operacional de Arquivo e Documentação da Paraíba; Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba; e, Universidade Federal da Paraíba - Arquivo Central. A investigação buscará identificar como as entidades custodiadoras organizam e representam seus acervos permanentes para recuperação, acesso e uso das informações.
Presidente - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES