PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: AUREKELLY RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AUREKELLY RODRIGUES DA SILVA
DATA: 24/05/2019
LOCAL: Sala de Reunião da Pós Graduação
TÍTULO: PROTAGONISMO DAS MULHERES USUÁRIAS DA CASA ABRIGO ARYANE THAÍS: acesso à informação e empoderamento
PALAVRAS-CHAVES: Protagonismo Social. Informação. Casa Abrigo. Violência Doméstica. Mulheres.
RESUMO: Considerada uma violação aos direitos humanos e fruto das relações de poder entre homens e mulheres, a violência doméstica contra mulheres é um fenômeno que atinge mulheres independentemente de raça/etnia, classe social, religião, grau de escolaridade, orientação sexual, regionalidade. Os dados sobre a violência de gênero no Brasil explicitam o alto índice de feminicídio. Graças a reivindicações do movimento feminista, criaram-se políticas públicas específicas para as mulheres que se tornaram fundamentais para o enfrentamento à violência. A pesquisa debruça-se sobre Casa Abrigo enquanto uma das políticas existentes, abordando mais precisamente a Casa Abrigo Ariane Thais (CAAT), uma moradia protegida, de caráter sigiloso, implantada no Estado da Paraíba para acolher mulheres vítimas de violência doméstica em risco eminente de morte. O trabalho apresenta como objetivo: Analisar, sob o paradigma social da Ciência da Informação, o protagonismo das mulheres que acessaram a CAAT, visando o empoderamento e o rompimento com o ciclo de violência. Especificamente busca-se: Traçar o perfil e criar um banco de dados das mulheres atendidas na CAAT, no período entre 2011 e 2018; Conhecer a dinâmica de acesso e busca de informação protagonizados pelas mulheres; Verificar como o acesso à informação pode contribuir para o empoderamento; e por fim, analisar como se dinamiza o protagonismo das mulheres que acessaram o serviço. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como sendo de abordagem quantitativa e qualitativa. Compreende um estudo de caso, de caráter exploratório, além de ser uma pesquisa de campo e documental. Também se trata de uma pesquisa descritiva e correlacional, pois será realizada a análise das relações existentes entre o protagonismo social e o processo de empoderamento. A coleta de dados terá como instrumento entrevistas semiestruturadas e fará uso das fichas de atendimento das mulheres que acessaram a CAAT. Até o momento realizaram-se três entrevistas com usuárias da CAAT, vítimas de tentativa de feminicídio. Para análise dos dados será utilizada a análise de conteúdo. Considera-se que a informação é fundamental para mudar mentalidades e subverter normas hegemônicas de gênero que embasam a violência doméstica.
Presidente - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA