PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIAN VIANA TEIXEIRA CANANÉA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIAN VIANA TEIXEIRA CANANÉA
DATA: 09/08/2019
HORA: 10:00
LOCAL: sala de Reuniões do PPGCI
TÍTULO: O OUTRO LADO DO EMPREENDEDORISMO MATERNO: as práticas informacionais de empreendedoras maternas do grupo AME
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo materno. Ideologia empreendedora. Práticas Informacionais. Relações de gênero.
PÁGINAS: 68
RESUMO: A conciliação entre carreira e maternidade é vivenciada como um período bastante trabalhoso por parte das mulheres-mães que almejam a realização profissional e pessoal. A solução encontrada por muitas mães tem sido o empreendedorismo. Assim, muitas delas têm conseguido colocar em prática toda a experiência profissional alcançada no decorrer dos anos juntamente às atividades da maternidade, com mais tempo para ficar em casa e acompanhar o desenvolvimento dos filhos. Embora seja um espaço de conquista desigual, as mulheres-mães estão explorando esse “novo horizonte” e já chegam, inclusive, a construir seu caminho no universo empreendedor. Mesmo assim, a ação empreendedora ainda é vista como uma atividade masculina, por requerer atitudes fortes, na esfera do fazer, pensar e decidir. Portanto, não é de se admirar que as atitudes empreendedoras ainda sejam tão focadas no universo masculino, pois a divisão de gênero que assegura a dominação patriarcal está fortemente presente nas práticas cotidianas, na ocupação e divisão do espaço, na organização do tempo, ou seja, no habitus, que representa princípios estruturais incorporados pelos agentes, constituindo-se, assim, em princípio gerativo das práticas que, por sua vez, constituem e são constituídas pelas estruturas objetivas do campo, de tal maneira que parece algo “natural” e não construído. Diante desse cenário, a presente tese se propõe a discutir e relacionar, a partir de uma perspectiva da Ciência da Informação, três temáticas cujo diálogo ainda não se estabeleceu com profundidade: empreendedorismo materno, práticas informacionais e relações de gênero. A crítica à visão objetivista e essencialista de que o empreendedorismo é a solução para as mulheres-mães conseguirem conciliar trabalho e família e, assim, a tal sonhada realização pessoal e profissional norteou o desenvolvimento da presente pesquisa. O objeto de estudo ainda é pouco explorado e, quando é, limita-se a analisar os benefícios econômicos e não levam em consideração as questões de individualidade e dificuldades enfrentadas pelas mulheres-mães que decidem empreender. Dessa forma, o trabalho estabelece como objetivo geral analisar como as práticas informacionais desenvolvidas pelas integrantes da Associação das Mulheres Empreendedoras – AME reforçam o habitus de uma cultura de gênero baseada na visão patriarcal do ser mãe e profissional e, ao mesmo tempo, revelam um processo de disposição, comportamento e postura, característicos da ideologia empreendedora. Para tanto, será realizado um estudo empírico com integrantes da Associação de Mulheres Empreendedoras da Paraíba, formado em 2014, apoiado pelas teorias do estrutural construtivismo, de Pierre Bourdieu. O tema se torna relevante ao buscar delimitar o enfoque desse estudo nas mães empreendedoras, ampliando um novo campo de proposições teóricas nos estudos das práticas informacionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Externo ao Programa - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO
Externo à Instituição - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS
Externo à Instituição - LEILAH SANTIAGO BUFREM