PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: DYEGO MIGUEL VICENTE DE AGUIAR

DISCENTE: DYEGO MIGUEL VICENTE DE AGUIAR
DATA: 03/03/2020
LOCAL: Sala pós-06 - Bloco da pós-graduação do CCSA
TÍTULO: REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A ANÁLISE DOCUMENTÁRIA EM ARQUIVOS PERMANENTES
PALAVRAS-CHAVES: Análise Documentária. Representação da informação. Recuperação da informação. Arquivo Permanente.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
ESPECIALIDADE: Organização de Arquivos
RESUMO: A representação e recuperação da informação em arquivos, sobretudo, nos arquivos permanentes, requer habilidades como compreensão, análise e síntese, pautadas em técnicas, realizadas pelo profissional de Arquivologia, de forma mais precisa, tendo em vista que o acervo permanente é de suma importância social, com vistas a atender a pesquisa e a preservação da memória. A Análise Documentária (AD) é um dos procedimentos metodológicos que auxilia o Arquivista nessa primeira etapa da representação, e é a partir de seus métodos que este profissional consegue extrair as informações necessárias para uma futura pesquisa ao documento. Assim, este estudo evidencia aspectos sobre a importância da AD para representação e recuperação da informação em arquivos permanentes, especificando seus conceitos e finalidade. Para desenvolvimento da pesquisa e sua aplicação fora analisada a atual situação do Fundo da Escola Politécnica, pertencente ao arquivo permanente da Universidade Federal de Campina Grande, uma vez que este é um acervo de grande relevância na história da Cidade, e seu tratamento merece um olhar especial. A abordagem visou despertar as instituições, sobretudo o Arquivo Geral da UFCG, e também os profissionais da Ciência da Informação, sobre o resultado final do trabalho de recuperação realizado nos arquivos permanentes, uma vez que depende firmemente de como foi elaborado o processo de AD, para se evidenciar a necessidade de investimentos e maior preparação para uso dos procedimentos na leitura dos documentos. Visando a execução da pesquisa, foram tomados como objetivo geral: Procedimentar as Funções Arquivísticas do Fundo da Escola Politécnica da UFCG, a partir da Análise Documentária; e, como objetivos específicos: Identificar a documentação do Fundo da Escola Politécnica; Propor a aplicação do Plano de classificação no fundo; Descrever o AtoM como software de representação e recuperação da informação do fundo; Especificar as áreas de Descrição da NOBRADE adotadas; e, Contribuir para a visualização do processo de representação da informação da documentação do Fundo da Escola Politécnica, a partir da Análise Documentária. Para o alcance dos objetivos a investigação foi conduzida por uma pesquisa exploratória-descritiva, direcionada especificamente ao Fundo da Escola Politécnica, custodiado pela UFCG. No que tange aos procedimentos técnicos, foram utilizadas referências teóricas na área de Ciência da Informação, além das publicações técnico-científicas originadas nos órgãos de gestão de documentos de arquivo e aqueles responsáveis pelas políticas e normalizações arquivísticas. A pesquisa documental teve aporte na análise e descrição dos documentos do Fundo da Escola Politécnica, que serviram para aplicação dos procedimentos da AD, seguindo diretrizes do Arquivo Nacional, além das recomendações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), por meio de um processo analítico-sintético, norteado pelas diretivas da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE). As análises apresentaram como conclusão que os princípios teóricos da AD atendem aos processos de análise, síntese e representação da informação em arquivos podendo auxiliar os Arquivistas da UFCG a realizar a descrição Arquivística do Fundo da Escola Politécnica, a partir de suas etapas analítica e sintética apresentadas por Cândido (2014) e dos níveis da AD de forma e de conteúdo propostas por Pinto Molina (1989), guiadas pelas diretivas da NOBRADE. Assim, foi possível concluir que a aplicação de um Plano de Classificação no Fundo da Escola Politécnica contribuirá para organização e contextualização da documentação de forma hierárquica no fundo e a implantação do AtoM como Software de representação da documentação do FEP, possibilitará a descrição em meio digital, facilitando o acesso e a difusão das informações do acervo, que agora poderá ser feito por ambiente Web.
Presidente - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA