PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA ROMANIUC BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA ROMANIUC BATISTA
DATA: 16/12/2019
LOCAL: LTi/PPGCI/UFPB
TÍTULO: ANÁLISE DE RISCOS EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO APLICADO AO FLUXO DE INFORMAÇÃO EM SUPORTES TECNOLÓGICOS DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (IFES)
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da Segurança da informação. Método de análise de riscos. Instituições federais de ensino superior. Fluxo informacional. Suporte tecnológico.
RESUMO: A sociedade atual tem na informação o seu elemento transformador, onde estudar a informação e suas inter-relações implica no estudo das forças produtivas dessa sociedade, ampliando “per se” a relevância da segurança da informação para a proteção de algo de valor. Nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) não poderia ser diferente uma vez que o fluxo informacional tornou-se em elemento estruturador de forma progressiva, em que as dinâmicas das demandas de informação precisam ser efetivamente atendidas conforme os meios existentes. Portanto identificar e tratar os risco de segurança que incidem nestes fluxos é um requisito para tais organizações. Contudo observa-se que a ausência de gerenciamento de riscos nessas instituições se dá, em geral, pela dificuldade de aplicação dos métodos de análise de riscos, considerados o pilar desse processo. Essa dificuldade ocorre, pois modelos são propostos para fins mais genéricos que o contexto de uma universidade exige. a proposta desta pesquisa pretende desenvolver um método de análise de riscos específico para o contexto das IFES, a partir de frameworks reconhecidos internacionalmente e das normas e recomendações de segurança da informação do governo federal. No intuito de alcançar esse objetivo, a pesquisa será aplicada, classificada como exploratória, em sua primeira fase, e descritiva, em sua segunda fase, e será fundamentada a partir de uma pesquisa de abordagem mista que combinará técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Fazendo-se necessária a triangulação das informações obtidas pelos métodos de coleta utilizados: pesquisa documental, desenvolvimento de entrevistas e aplicação questionário on-line. Para a análise dos dados, será utilizada a análise de conteúdo. Espera-se com a pesquisa facilitar a análise de riscos de segurança da informação para o fluxo de informação em suportes tecnológicos das IFES possibilitando controle e monitoramento da segurança da informação nessas instituições.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA