PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: NOADYA TAMILLYS OLIVEIRA DUARTE GERBASI

DISCENTE: NOADYA TAMILLYS OLIVEIRA DUARTE GERBASI
DATA: 31/03/2017
LOCAL: Auditório Azul do CCSA/UFPB
TÍTULO: Compartilhamento de informações e conhecimentos na Comunidade Virtual do SIGAA/UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Compartilhamento de informação. Compartilhamento de conhecimento. Gestão da informação. Gestão do conhecimento. Tecnologias de informação e comunicação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: O compartilhamento de informacoes e conhecimentos e compreendido como um comportamento humano, que se viabiliza por meio do dialogo entre os sujeitos em seus ambientes de convivencia. No ambito das organizacoes, essa pratica permite a sinergia das informacoes e a criacao de novos conhecimentos, resultando em inovacao e melhorias para o desenvolvimento dos processos organizacionais. Nesse cenario, as tecnologias de informacao e comunicacao sao consideradas como ambientes virtuais que podem subsidiar o compartilhamento entre os sujeitos e resultar em novas possibilidades de convivencia nas organizacoes. Por considerar que essa pratica envolve um conjunto de aspectos intervenientes - facilitadores ou inibidores -, sobretudo quando mediada em ambientes virtuais, analisa-se o compartilhamento de informacoes e conhecimentos na comunidade virtual do SIGAA, entre os agentes de pessoas da Universidade Federal da Paraiba. Metodologicamente, a pesquisa configura-se como um estudo de caso do tipo descritivo, cujo corpus e constituido pelo ambiente da comunidade virtual e pelos agentes de gestao de pessoas. Para a coleta de dados, utiliza-se dos instrumentos formulario, diario de campo e questionario. Para a analise dos dados, realiza-se a interpretacao dos resultados a partir dos metodos quantitativo e qualitativo, por meio das tecnicas de analise de conteudo e analise do discurso do sujeito coletivo. Quanto aos resultados acerca dos recursos disponiveis para o compartilhamento na comunidade virtual, infere-se que, apesar de esse ambiente dispor de aplicacoes computacionais projetadas para subsidiar o compartilhamento de informacoes e conhecimentos, e necessario que sejam disponibilizados outros tipos de recursos que possam auxiliar a pratica desse comportamento apenas no nivel tacito, no intuito de promover a socializacao das experiencias dos sujeitos. No que concerne ao uso desses recursos para o compartilhamento observa-se que nao houve uma continuidade com o passar do tempo, resultando em diminuicao na frequencia da participacao dos usuarios. Tambem nota-se que as praticas de compartilhamento de conhecimento nao apresentaram um percentual elevado em relacao ao total de registros identificados, revelando que ha uma preferencia por compartilhamentos que envolvem fluxos informacionais formais (informacao). Conclui-se que os aspectos intervenientes ao compartilhamento entre os agentes, nesse ambiente virtual, ao mesmo tempo que envolvem facilitadores, tais como, motivacao para compartilhar e satisfacao dos sujeitos quanto ao uso desse mecanismo, tambem apresentam alguns inibidores que precisam ser contornados, entre eles, o relacionamento entre os agentes, a cultura e a estrutura da organizacao e o entendimento desses colaboradores quanto ao uso dos recursos disponiveis. Como recomendacoes, sugere-se iniciativas que possam envolver, de maneira integrada, a cultura e a estrutura da organizacao, os agentes e os recursos da comunidade virtual.
Presidente - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA
Interno - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE