PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: CLEBSON LEANDRO BESERRA DOS ANJOS

DISCENTE: CLEBSON LEANDRO BESERRA DOS ANJOS
DATA: 31/03/2017
LOCAL: BLOCO DE PÓS / CCSA
TÍTULO: COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO: Um estudo com gestores da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Competência em informação. Gestão da informação. Gestão do conhecimento. Biblioteca Central. UFPB.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Processos da Comunicação
RESUMO: Existe um problema na sociedade contemporanea referente ao excesso de informacao que e produzida e disseminada por intermedio das tecnologias de informacao e comunicacao, em especial, a Internet. Nesse contexto, surge a necessidade dos bibliotecarios que sao profissionais da informacao tornarem-se competentes em informacao, a fim de buscar, acessar e usar a informacao de forma eficiente, gerenciando o fluxo crescente de informacao com o intuito de criar conhecimento no ambito da organizacao. Nesse cenario, objetiva-se averiguar de que modo a competencia em informacao dos gestores da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraiba pode contribuir para o desenvolvimento das praticas de gestao da informacao e gestao do conhecimento. Para tanto, realizou-se um estudo exploratorio e descritivo, por meio de um levantamento e observacao participante. Os principais resultados revelaram, com relacao as dimensoes da competencia informacional, que os gestores buscam identificar fontes informacionais em varios formatos, selecionam os metodos investigativos mais apropriados na busca das fontes de informacoes, organizam conteudos e internalizam valores que promovam o uso da informacao como criacao de significado para sua vida e dos colaboradores. Quanto as dimensoes da gestao da informacao, obteve-se que os gestores avaliam acuradamente a sua necessidade de informacao e de seus colaboradores, exploram, classificam e estruturam as informacoes de maneira eficaz, classificam a informacao para ser armazenada e tratada, distribuem a informacao que os colaboradores necessitam e criam produtos e servicos para solucionar problemas informacionais da organizacao. No que se refere a gestao do conhecimento, os dados revelaram que os gestores identificam os conhecimentos e habilidades necessarios para a implementacao das estrategias definidas para a biblioteca. Todavia, na opiniao da maioria dos gestores, nao existe a definicao de metodos formais de compartilhamento do conhecimento entre seus participantes e nao ha determinacao de formas de motivacao e encorajamento para o compartilhamento de conhecimento na unidade pesquisada.
Presidente - 273726 - SIMONE BASTOS PAIVA
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA