PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZANA DE LUCENA LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUZANA DE LUCENA LIRA
DATA: 31/05/2017
LOCAL: Auditório Azul CCSA
TÍTULO: COMUNIDADE DE PRÁTICA COMO PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA ÁREA CONTÁBIL
PALAVRAS-CHAVES: Comunidade de prática. Gestão do conhecimento. Compartilhamento de conhecimento. Área contábil pública. Ciência da informação.
RESUMO: O presente projeto de tese busca analisar a configuração e possível implementação de uma comunidade de prática voltada para área contábil, a qual se constitui numa prática de gestão do conhecimento, o que poderá alavancar a interação, o compartilhamento do conhecimento e o desenvolvimento organizacional propiciados com esta proposta. O estudo apresenta originalidade pela proposta de implementação de uma ferramenta de gestão do conhecimento, como uma comunidade de prática que possibilite o compartilhamento do conhecimento com aplicabilidade adequada à área contábil pública das universidades federais do país. Neste projeto de tese entende-se que é possível estabelecer uma comunidade de prática propícia à instituição educacional para o intercâmbio, o compartilhamento, a aprendizagem e a construção de conhecimentos, para alavancar o potencial da área, aperfeiçoar as técnicas, auxiliar o processo contábil e implementar prática de gestão do conhecimento. Tem como objetivo geral analisar as facilidades e dificuldades dos contadores na obtenção de informação e conhecimento para tomada de decisão, tendo em vista as mudanças que ocorrem nos procedimentos da área contábil pública. Com base na abordagem teórica sobre metodologia científica, como também partindo das questões e objetivos do estudo, esta proposta de trabalho de tese emprega a combinação do método dedutivo com abordagem qualitativa, empregando-se a técnica de grupo focal, entrevista e questionário para levantamento dos dados e a análise de conteúdo, recorrendo-se, portanto, a procedimentos de triangulação de métodos.
Presidente - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA