PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIO MARTINS DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO MARTINS DO NASCIMENTO
DATA: 18/06/2018
LOCAL: PPGCI-UFPB
TÍTULO: ESTUDOS PROSPECTIVOS PARA ANALISAR VAZAMENTOS DE INFORMAÇÕES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da informação e do conhecimento. Gestão da segurança da Informação. Vazamento de Informações. Cenários prospectivos.
RESUMO: A busca constante por informações e o aumento da capacidade de seu gerenciamento, faz da informação um grande fator para o sucesso de uma organização e, consequentemente, a busca por essas informações trás à tona riscos inerentes de quem a detém. Foi com base neste contexto que o pensado objetivo deste trabalho: estudar cenários prospectivos que possibilitem o planejamento de ações de segurança da informação em uma instituição de ensino de privada. Para responder a seguinte questão problema: Como o desenvolvimento de cenários prospectivos podem auxiliar no planejamento de segurança da informação de tais organizações. A presente proposta de pesquisa apresenta caráter quali-quantitativo com características exploratórias e descritivas, buscando descrever os fatores que contribuem para possíveis falhas ou comprometimento das informações que podem ocasionar o vazamento de informações. O estudo será desenvolvido utilizando à triangulação dos dados, a pesquisa documental, a entrevista/questionário para coleta de dados relevantes ao problema do vazamento de informações. O método de pesquisa utilizado será o dedutivo, verificando a situação da segurança da informação da empresa analisada e, consequentemente, posicionar-se acerca das recomendações. A pesquisa ainda encontra-se em desenvolvimento, e não dispõe de resultados prévios para inferir conclusões ou recomendações.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE