PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO MARTINS DE ARRUDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO MARTINS DE ARRUDA
DATA: 10/12/2018
LOCAL: Laboratório do MPGOA
TÍTULO: Análise da Acessibilidade no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sob a ótica de usuários com limitações visuais atendidos pelo Núcleo de Educação Especial (NEDESP)
PALAVRAS-CHAVES: Acessibilidade Digital. Deficiência visual. SIGAA. UFPB. NEDESP.
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo conhecer o panorama atual referente acessibilidade digital na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), baseado em avaliações de acessibilidade do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O SIGAA configura-se como principal meio digital acessado pelos discentes, docentes, coordenações de curso, etc. Desse modo, disponibilizar um ambiente virtual acadêmico, assim como sites e outros meios virtuais de informação, devidamente acessíveis deve ser uma das principais medidas adotadas pela UFPB no cumprimento dos anseios da sociedade e de toda comunidade acadêmica por condições mais igualitárias e justas ao acesso e experiência no ensino superior, independente de qualquer limitação física ou mental, doença. Além disso, existem aspectos normativos e legais a qual a instituição se obriga a cumprir enquanto ambiente de ensino superior de âmbito federal. Para viabilização deste estudo, foi adotado como delimitação do objeto de estudo os usuários atendidos pelo Núcleo de Educação Especial (NEDESP). Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como do tipo explicativa, com abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Os procedimentos adotados serão baseados em levantamento junto ao público-alvo, por meio de análise de discurso sobre o relato fornecido pelos respondentes da entrevista, conjugado com estudos bibliográficos. Os resultados apurados nesta pesquisa irão apontar se os princípios de acessibilidade web estão sendo seguidos dentro da instituição, existindo muitos aspectos que não podem ser abarcados por ferramentas automáticas de verificação. Desse modo, ouvir sempre a opinião dos usuários com limitações sensoriais no uso web é imprescindível.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS