PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: MATEUS LIMA VIEIRA

DISCENTE: MATEUS LIMA VIEIRA
DATA: 17/06/2019
LOCAL: Laboratório MPGOA
TÍTULO: Maturidade do Ecossistema de Startups na cidade de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Ecossistema. Maturidade. Empreendedorismo. Startups.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos
RESUMO: Empreendedores e suas startups tem chamado a atencao de diversos pesquisadores e organizacoes, tanto mercadologicas quanto de estado, por sua capacidade em revolucionar mercados e promover, em uma escala nunca antes vista, a destruicao criativa. Entretanto, a grande proeminencia nas discussoes sobre desenvolvimento socioeconomico nos contextos politico e de negocios tem sido o conceito de ecossistema de startups ou empreendedor - abordagem cuja enfase recai sobre como a conexao entre atores (networking) estabelecidas em meio a instituicoes formais e informais que pertencem ou atendem determinada regiao, sustentam a atividade empreendedora de startups naquele lugar por meio de processos continuos de desenvolvimento e fluxo de recursos ao longo do tempo. Desse modo, este trabalho apresenta uma analise da maturidade do ecossistema de startups em Joao Pessoa. A pesquisa, de natureza aplicada, qualitativa e exploratoria, se constitui em um estudo de caso, que foi operacionalizado por meio da realizacao de entrevistas semiestruturadas com 20 (vinte) respondentes entre empreendedores, mentores, investidores, integrantes de organizacoes de apoio, universidades e empresas de tecnologia, e cuja analise se deu por meio da analise de conteudo e da aplicacao do modelo de maturidade do ecossistema de startups de software. Desse modo, foi possivel constatar o carater nascente do ecossistema de startups de Joao Pessoa, marcado, principalmente, pela ausencia de uma cultura que incentive as conexoes entre os atores locais. A partir da analise tambem foi possivel identificar fatores criticos do nivel de maturidade atual do ecossistema como, por exemplo, o fomento ao empreendedorismo nas universidades, o estabelecimento de conexoes entre os atores e a carencia de investidores anjo, e aspectos que podem ser trabalhados para leva-lo ao proximo nivel, a exemplo de acoes conjuntas de todos os atores principais, a formacao de um grupo de investidores e o mapeamento das startups locais. De igual modo, foi possivel comparar o ecossistema de startups de Joao Pessoa com outras localidades ja examinadas pela mesmo modelo de maturidade adotado no estudo, a saber, Tel Aviv, Sao Paulo e Nova Iorque e, diferente de outros ecossistemas de startups, em Joao Pessoa sao as organizacoes de apoio - com destaque ao Sebrae Paraiba por meio do seu programa de pre-aceleracao (StartPB), aos coworking locais e ao FabWork - ao inves de se ter do Governo ou dos proprios empreendedores de startups que tem sido os principais fomentadores e os ecossistemas de inovacao e startup tem sido trabalhados concomitantemente por estes apoiadores.
Presidente - 7337126 - MIGUEL MAURICIO ISONI
Interno - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO