PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: ALICE MARIA ANDRE DIAS

DISCENTE: ALICE MARIA ANDRE DIAS
DATA: 27/06/2019
LOCAL: Laboratório de Linhas de Pesquisa - PPGE
TÍTULO: OS GARIS E TRABALHO PRECARIADO: Identidade profissional e valorização social.
PALAVRAS-CHAVES: Garis. Trabalho Precariado. Trabalho alienado. Psicopedagogia e mundo do trabalho.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação em Periferias Urbanas
RESUMO: O mundo do trabalho esta sempre se transformando ao decorrer do tempo, seja nos aspectos sociais ou encomios. Esses aspectos afetam diretamente na qualidade vida do trabalhador proletariado. Nesse sentido, a pesquisa aqui desenvolvida tenta trazer a perspectiva dos Garis da cidade de Joao Pessoa na busca de identificar o trabalho precariado e mostrar o papel do psicopedagogo para na construcao da identidade profissional e estabelecer possiveis caminhos para valorizacao desses trabalhadores. A questao norteadora que orientou esta pesquisa foi formulada da seguinte maneira: Como esta pesquisa pode contribuir para conhecer melhor e caracterizar a modalidade de trabalho conhecida popularmente como garis, mas tambem sinalizar possibilidades de melhorar as condicoes de trabalho desses trabalhadores precariados na cidade de Joao Pessoa (PB)? Tem como objetivo geral: Caracterizar o trabalho dos garis dentro da perspectiva do trabalho precariado. Tendo como objetivos especificos: Conceituar o precariado dentro de uma perspectiva sociologica; Analisar as perspectivas dos garis e como se da a formacao do precariado nessa classe; Conceituar a Psicopedagogia, partindo do seu marco historico; Sugerir acoes da Psicopedagogia pensadas na perspectiva da classe trabalhadora precariada, para estabelecer caminhos para construcao de uma identidade profissional e valorizacao social. Do ponto de vista metodologico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e exploratoria com utilizacao das observacoes e legislacoes trabalhistas para se basear na construcao da entrevista para coleta de dados necessarios. Com isso, espera-se que esse trabalho possa trazer informacoes relevante para melhoria das relacoes do trabalho dos garis.
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ