PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO VINICIUS GOMES FIRMINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUGO VINICIUS GOMES FIRMINO
DATA: 09/12/2019
LOCAL: LLP / Mpgoa
TÍTULO: ESCRITÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS NA UFPB: Pautas para a sua implantação
PALAVRAS-CHAVES: Escritório Gerenciamento de Projetos, Universidade, Gestão.
RESUMO: As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas são órgãos pertencentes ao Estado brasileiro que apresentam o ensino, a pesquisa e a extensão como o foco principal de suas atividades. A partir da Constituição de 1988, as Universidades Federais passaram a gozar de autonomia didático-científica, administrativa, de gestão financeira e patrimonial, sendo a gestão administrativa, financeira e patrimonial as atividades que dão suporte para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão sejam concretizadas. A gestão administrativa pública do Estado brasileiro apresentou mudanças ao longo dos anos, o que afetou seus órgãos e, consequentemente, as IESs públicas. Como forma de melhorar a concretização dos resultados e trazer efetividade para a execução dos seus serviços, os órgãos da administração pública brasileira têm utilizado estratégias administrativas que cortem custos, aumentem a eficácia, eficiência e efetividade organizacional. Dentre essas estratégias, apresenta-se a gestão de projetos (GP) e a implantação de Escritórios de Gestão de Projetos (EGP). Pretende-se, com este projeto técnico dissertativo, sistematizar diretrizes para a criação de um Escritório de Gestão de Projetos (EGP), a ser aplicado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apontando as possibilidades e limitações institucionais. Com base na Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBoK) , considerando a Universidade como modelo de órgão da administração pública brasileira, bem como considerando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPB, serão organizadas diretrizes sob a forma de um escopo de projetos. Será analisada a gestão universitária pública com ênfase na gestão da UFPB. Serão expostos conceitos relacionados à GP e à GP na administração pública brasileira e, por fim, serão pesquisadas experiências em EGP nas IESs públicas que servirá de base para a construção das pautas para a implantação de um EGP na UFPB. Espera-se, com este trabalho, contribuir para a melhoria da gestão administrativa da Universidade.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 2739440 - LUCILENE KLENIA RODRIGUES BANDEIRA