PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: ERICKSON HANDERSON RODRIGUES CARDOSO

DISCENTE: ERICKSON HANDERSON RODRIGUES CARDOSO
DATA: 24/09/2020
LOCAL: LLP/PPGOA/UFPB
TÍTULO: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM NO TRABALHO: ESPECTROS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da educação a distância. Contextos de aprendizagem. Formação continuada. Servidores técnico-administrativos (TAEs). Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante
RESUMO: No Século XXI, a evolução científico-tecnológica, e seus desdobramentos socioculturais e econômicos, é uma condição intrínseca de (re)articulação da sociedade em rede (da informação/do conhecimento). Nessa tônica, a cultura digital tem dimensionado (trans)formações conjunturais na geração/disseminação/acesso/uso da informação, na estrutura das cidades, nos serviços público/privado, na sociabilidade (relações humanas), no trabalho, na produção agrícola e industrial, nas formas de interação com o saber etc. Diante disso, como fenômeno de (re)produção da cultura e do pensamento-ação de seu tempo, a educação ao longo da vida, especificamente, a formação continuada, perpassa por fases e fatores, cuja dinâmica contemporânea imprime-lhe, ainda mais, aproximações entre a formação ético-cidadã e o mundo do trabalho. Assim, esta pesquisa objetivou compreender a educação a distância, através de contextos de aprendizagem, no trabalho de servidores Técnico-Administrativos (TAEs) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em termos metodológicos, a pesquisa caracterizou-se como de campo, de abordagem quantiqualitativa, do tipo descritiva e exploratória, cujo instrumento de coleta de dados utilizou-se de um questionário misto, aplicado a servidores Técnicos-Administrativos da Pró-Reitoria Administrativa (PRA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A análise de conteúdo (AC), através da análise categorial, subsidiou a interpretação dos dados. Os resultados constataram que os servidores Técnico-Administrativos da PRA/UFPB reconhecem o quanto a educação a distância fomenta contextos de aprendizagem oportunos para a formação continuada, e suas articulações entre a vida pessoal e o trabalho na UFPB. Os dados desvendaram vantagens e desvantagens da formação continuada em EaD a partir dos processos educativos vivenciados pelos sujeitos. Portanto, a EaD configura-se não apenas como uma potencialidade na promoção de saberes, mas também vem consolidar a UFPB, no cenário da sociedade informacional e do conhecimento, como uma organização pública aprendente.
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ