PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: TELMA LUCIA DE SOUZA FELIX

DISCENTE: TELMA LUCIA DE SOUZA FELIX
DATA: 26/06/2013
LOCAL: Sala de Reuniões/CE
TÍTULO: Gestão escolar como ferramenta de desempenho da aprendizagem nas organizações aprendentes: um estudo de caso.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Escolar. Desempenho da Aprendizagem. Organizações Aprendentes.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
RESUMO:

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que visou analisar a gestão democrática como ferramenta de desempenho da aprendizagem nas organizações aprendentes em duas instituições públicas municipais de Educação Básica/JP, com resultados contrastantes na avaliação em larga escala. Com os dados obtidos, realizamos uma análise comparativa para a verificação das relações entre as categorias e suas variáveis em cada campo de pesquisa, a fim de corroborar ou não a ideia principal, em que gerir a instituição escolar por meio da aplicação de estratégias democráticas favorece um melhor desempenho dos estudantes. Os dados mostraram que a gestão da escola de melhor desempenho se distingue pela participação da comunidade, melhor controle dos processos e maior integração entre os atores escolares. Na escola de baixo desempenho, os dados colhidos sobre a gestão se apresentam divergentes, embora o trabalho da gestão seja visto pelos atores escolares numa perspectiva democrática. Verificou-se que os fatores internos das escolas desempenham papel importante e confirmam a relação existente entre gestão e desempenho, demonstrando a relevância do estudo da gestão na perspectiva da análise de avaliações em larga escala.

Externo ao Programa - 338371 - ANA MARIA COUTINHO BERNARDO
Interno - 338068 - MARISETE FERNANDES DE LIMA