A dinâmica e competitividade dos mercados, cada vez mais tem estimulado entre organizações uma estratégia diferenciada que já vem se mostrando muito eficiente e inovadora na condução administrativa das empresas, a gestão por parceria. Diante desse cenário, o estabelecimento de parcerias estratégicas surge como um importante meio de alcançar vantagem competitiva, processos e/ou serviços inovadores. O sucesso deste procedimento, entretanto, exige a efetiva gestão da parceria como condição para que seus potenciais benefícios sejam alcançados. O presente trabalho analisa a gestão da parceria entre uma Instituição de Ensino Superior e as empresas conveniadas, a partir de fatores considerados imprescindíveis para este processo; sendo que para isto, utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Como principais resultados observou-se que na maioria dos casos, a parceria entre IES e as empresas conveniadas limita-se à alocação de estudantes como estagiários e à concessão de bolsas parciais para os funcionários das empresas e para os filiados às entidades religiosas conveniadas. Outro aspecto também observado foi a identificação da ausência de normas que orientem o processo de formação de parcerias, dificultando a implementação e a consolidação das já existentes e de outras que possam se firmar.