PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: CLEBER SOARES DE BRITO

DISCENTE: CLEBER SOARES DE BRITO
DATA: 26/02/2014
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: Percepção dos servidores do Fisco Estadual em relação ao uso do SIGECAP: um estudo na Escola de Administração Tributária da Secretaria de Estado da Receita da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Sistemas de Informações. Modelo de aceitação de tecnologia. SIGECAP. Servidores fiscais tributários do Estado da Paraíba.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo identificar a aceitação ou rejeição dos servidores da Secretaria de Estado da Receita (SER) em relação ao uso do Sistema Gerenciador de Capacitação (SIGECAP). Para se checar a usabilidade ou não desse sistema foi utilizado como ferramenta o modelo teórico de aceitação de tecnologia TAM. Essa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com coleta de dados realizada por meio de aplicação de questionário. Como resultado foi possível detectar que o SIGECAP é fácil de usar, pois de acordo com o resultado obtido a facilidade de uso percebida levou o maior percentual 37,33% da variabilidade dos dados. O 2º fator (Intenção de uso) explica 11,99% dos dados; o 3º fator (Utilidade percebida) explica 8,26% dos dados; o 4º fator ( variável externa) explica 6,071% da estrutura dos dados e o 5º fator (Recursos em Hardware) obteve 5,73 dos dados. Futuras pesquisa são necessárias para investigar eventuais limitações digitais, como também, investigar as interrelações que envolvem os servidores que ainda não dominam a informática e os que não conhecem o SIGECAP.
Interno - 1549249 - CARLO GABRIEL PORTO BELLINI
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS