PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JOAO PAULO RODRIGUES DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO PAULO RODRIGUES DO NASCIMENTO
DATA: 29/08/2014
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório MPGOA
TÍTULO: Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visão dos gestores de uma instituição federal
PALAVRAS-CHAVES: .
PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

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O presente estudo pretende apresentar as especificidades da Educação a Distância (EaD) que se constituem em desafios para que essa modalidade de ensino institucionalize-se na atualidade nas Instituições de Ensino Superior. Para atingir esse objetivo, a pesquisa foi desenvolvida em duas fases: na primeira etapa foi realizado um levantamento dos gestores acadêmicos que estão associados aos cursos superiores de graduação em oferta numa determinada Instituição Federal, traçando um perfil destes por meio da identificação dos cargos que exercem, unidades de lotação e tempo de serviço. A segunda fase foi operacionalizada por meio da aplicação de entrevistas in loco individuais ou em pequenos grupos de gestores, escalados conforme suas unidades de lotação e respectivas disponibilidades, para posterior análise do discurso dos participantes, apontando em suas falas os aspectos que desafiam a consolidação da modalidade de ensino a distância. Dessa forma, o presente estudo assumiu uma natureza qualitativa, por meio do emprego de uma pesquisa participante, considerando uma amostra não probabilística intencional. Em paralelo, a partir de um exercício descritivo por meio de pesquisa documental, são apresentados alguns elementos conceituais da teoria institucional, fundamentado nas abordagens de vários estudiosos do tema como Dimaggio, Powell, Meyer e Rowan, dentre outros; cujo escopo configura-se no fato de que as instituições estabelecem ações que legitimam o anseio coletivo de seus agentes, tendo por base as condutas sociais aceitas no ambiente em que se inserem, promovendo uma atmosfera de relativa segurança frente às incertezas existentes no universo global. Na mesma égide, foram expostos alguns subsídios sobre o regime operacional da EaD no cenário brasileiro atual, a partir das concepções de Belloni, Assman, Novais, Fernandes e outros especialistas; confrontando essas ideias com as políticas estabelecidas nos programas governamentais que fomentam a referida modalidade de ensino junto às instituições e o modo como esses programas interferem nas diretrizes institucionais, baseando-se na descrição do ambiente no qual o estudo foi realizado. Como resultados, percebe-se que o processo de institucionalização ainda se encontra num estágio embrionário, embora se percebam os esforços dos gestores acadêmicos em se compreender a importância da modalidade a distância para o momento atual, com a inserção das tecnologias de informação e comunicação na mediação das relações professor-aluno, mas ao mesmo tempo é necessário repensar os parâmetros que assegurem a continuidade das ações, redesenhando formas e processos acadêmico-administrativos no âmbito das instituições de ensino, de modo que estas se adaptem aos padrões de qualidade que condicionam a consolidação da Educação a Distância como modalidade educacional.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 840.935.444-68 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA - UFPE
Interno - 141.298.684-20 - MARIA GORETE DE FIGUEIREDO - UFPB
Externo à Instituição - Célia Maria de Araújo