PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JULIANA FERREIRA MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA FERREIRA MARQUES
DATA: 12/09/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGE/UFPB
TÍTULO: "NAS ONDAS DA RÁDIO-ESCOLA": A EDUCOMUNICAÇÃO CONECTANDO SABERES NA SOCIEDADE APRENDENTE
PALAVRAS-CHAVES: Organizações aprendentes. Educomunicação. Esfera pública. Arquivologia. Rádio.
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO: No cenário da sociedade informacional, a globalização sócio-cultural e político-econômica, associada à evolução científico-tecnológica e à convergência das mídias digitais, tem contextualizado ações (trans)formadoras na gestão das organizações que, cada vez mais, tornam-se complexas e aprendentes. Descortinando possibilidades de intervenção social e fortalecimento de ecossistemas comunicativos, a educomunicação surge nesse contexto, acenando relevância didático-pedagógica para processos educativos, independente do nível e/ou modalidade de ensino. Esta pesquisa objetiva prospectar painéis radiofônicos no contexto da formação em Arquivologia à luz da educomunicação, partindo da seguinte questão: como caracterizar conteúdos educomunicacionais para o rádio no contexto da formação em Arquivologia? Orientados por essa inquietação, desenvolvemos um estudo de natureza teórica, de abordagem qualitativa, potencialmente passível de ser aplicado posteriormente, a partir da configuração apresentada. A partir do Projeto de Extensão “Nas ondas do rádio”, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que produz programas de rádio para mediação de conteúdos curriculares em Arquivologia, desenvolvemos a perspectiva de “painéis radiofônicos”, um composto a ser disponibilizado em podcast, no endereço eletrônico do curso, reunindo os seguintes produtos: a) os elementos radiodinamizadores (o programa de rádio produzido, músicas, enquetes, entrevista, radionovela); e b) os elementos radionucleadores (inter-texto, hiperlinks, roteiro, imagens). A pesquisa desenvolveu-se a partir de uma base conceitual que considerou três grandes matizes teóricas: a) organizações aprendentes; b) educomunicação e c) esfera pública, na busca pela caracterização de conteúdos educomunicativos que dinamizassem saberes, possibilitassem o fortalecimento de ecossistemas comunicativos e a emancipação humana, por intermédio da perspectiva da intervenção nos processos de ensino-aprendizagem, proposta pelos princípios de mediação tecnológica da educomunicação. O trabalho volta-se à formação em Arquivologia, subsidiando-se nas possibilidades do rádio como recurso favorável à socialização de conteúdos de ensino inovadores, no contexto das aprendizagens “abertas”. O trabalho evidencia o componente curricular “Fundamentos Arquivísticos” por ser imprescindível à formação básica do arquivista como profissional da informação, nesta fase contemporânea da modernidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 2319557 - EDSON CARVALHO GUEDES
Externo ao Programa - 2324279 - OLGA MARIA TAVARES SETUBAL