PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: ROSINEIDE SILVA DOS SANTOS

DISCENTE: ROSINEIDE SILVA DOS SANTOS
DATA: 29/09/2014
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: O MODELO DA QUINTA DISCIPLINA: UM ESTUDO COM OS GERENTES DO IFRN – CAMPUS SÃO PAULO DO POTENGI.
PALAVRAS-CHAVES: Organização que Aprende; Disciplinas da Organização que Aprende; A Quinta Disciplina
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo Identificar como as atividades gerenciais são desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus São Paulo do Potengi (IFRN – SSP) e como elas se aproximam do modelo da Quinta Disciplina de Peter Senge. O intuito da presente pesquisa é saber até que ponto os gestores do IFRN-SSP executam atividades próprias do modelo da Quinta Disciplina, além de diagnosticar as dificuldades que atrapalham o IFRN – SSP ser uma organização que aprende. Com a presente pesquisa, almeja-se sugerir estratégias aos gestores com a finalidade de contribuir significativamente para o desenvolvimento do Campus. Foram elaborados cinco questionários, em que cada questionário é referente a cada uma das cinco disciplinas defendidas pelo Autor Peter Senge, quais sejam: Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada, Aprendizagem em equipe e o Pensamento Sistêmico; além de um roteiro de entrevista. Foram entrevistados 17 gestores e responsáveis por unidades. Ao final da pesquisa são propostas estratégias acerca dos pontos que ainda precisam ser melhorados acerca do que é defendido pelo modelo da Quinta Disciplina de Peter Senge.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ