PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ELAINE CRISTINA DE BRITO MOREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE CRISTINA DE BRITO MOREIRA
DATA: 23/10/2014
HORA: 09:00
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: Melhores práticas de marketing e endomarketing para bibliotecas universitárias
PALAVRAS-CHAVES: Marketing. Endomarketing. Bibliotecas Universitárias. Melhores Práticas. Benchmarking.
PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: O estudo investiga as práticas de marketing e de endomarketing aplicadas nas bibliotecas universitárias, tendo como objetivo geral analisar as melhores práticas de marketing e endomarketing adotadas pelas bibliotecas universitárias na produção científica do evento Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), entre os anos de 2008 e 2013. A pesquisa, em que foi empregado o método quantitativo e qualitativo, é de caráter bibliográfico, exploratório e descritivo. Para efeito de estudo, adota a cientometria, uma ferramenta de pesquisa que permite diagnosticar as práticas. Para analisar os dados, utiliza o campo de pesquisa, por meio da produção científica existente nos anais do evento de Biblioteconomia e Documentação, no qual foi possível coletar as práticas de marketing e endomarketing. Os resultados obtidos permitiram identificar as melhores práticas adotadas nas bibliotecas universitárias, o que proporcionou mais esclarecimentos e entendimento quanto ao uso de práticas sugeridas pela literatura como a melhor forma de atrair e encantar clientes. Esses resultados evidenciaram, ainda, que as bibliotecas universitárias estão preparadas para atender, receber e encantar seus clientes, buscando sempre a inovação tecnológica e competitividade mercadológica, tornando-se um organismo vivo na sociedade. O bibliotecário, gestor e mediador da informação, tem consciência do seu papel na sociedade da informação. Pode-se concluir que as técnicas de marketing e de endomarketing, em que se adotam práticas bem definidas e bem estruturadas, utilizando o benchmarking, poderão conduzir a biblioteca universitária a conquistar seu lugar na sociedade e a atingir a competitividade no mercado atual e no ambiente organizacional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Interno - 141.298.684-20 - MARIA GORETE DE FIGUEIREDO - UFPB
Externo ao Programa - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA