PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEYTON SERGIO DE OLIVEIRA BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEYTON SERGIO DE OLIVEIRA BARROS
DATA: 24/11/2021
LOCAL: Videochamada - Link https://meet.google.com/jgr-iiqk-mxu
TÍTULO: IMPACTO DO PLANO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SOBRE DESEMPENHO ACADÊMICO E PERMANÊNCIA ESCOLAR DE DISCENTES COTISTAS NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19 NA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de impacto. Políticas Públicas. Ensino Superior. PNAES.
RESUMO: Programas de assistência estudantil são parte das políticas públicas de inclusão social pela educação, como parte de ações decisivas para promoção da equidade de discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas instituições de ensino superior (IES), principalmente em tempos de crise. A atual pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19) está causando um impacto intenso sobre o modo como as pessoas aprendem, trabalham e vivem. Neste sentido, políticas educacionais de assistência estudantil efetivam-se na garantia de direitos humanos e contribuem para a melhoria do desempenho acadêmico e da retenção escolar que, por sua vez, representam importantes indicadores para reorientação das próprias políticas públicas. Portanto, estas devem estar em constante monitoramento e avaliação nas IES. O presente projeto de pesquisa tem o objetivo geral de avaliar o impacto do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) sobre desempenho acadêmico e índices de permanência escolar durante os períodos letivos atípicos dos anos de 2020 e 2021 pela vigência da pandemia de COVID-19 no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), assim como propor sugestões de aperfeiçoamento na verificação e monitorização dos dados do programa na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAPE)/UFPB. Objetiva-se, especificamente, descrever o perfil sociodemográfico dos estudantes cotistas assistidos pelo PNAES, comparar indicador de desempenho acadêmico (coeficiente de rendimento acadêmico) e índices de permanência (retenção e evasão) entre estudantes cotistas assistidos e não assistidos pelo Plano nos períodos acadêmicos anteriores ao início da pandemia (2018.1 a 2019.2) e durante a pandemia (2020.1 a 2021.2), correlacionar variáveis do perfil sociodemográfico com as do perfil acadêmico, assim como propor sugestões para aperfeiçoamento de mecanismos de verificação, monitoramento e avaliação do PNAES na PRAPE/UFPB. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo será documental, retrospectivo e de abordagem quantitativa, a partir de base de dados disponibilizados pela PRAPE/UFPB, Pró-Reitoria de Graduação (PRG/UFPB) e Ministério da Educação. A população desta pesquisa será composta por estudantes matriculados nos cursos de graduação da UFPB e que ingressaram na universidade entre os períodos acadêmicos de 2018.1 a 2021.2, pelo sistema de cotas, em todos os cursos de graduação e em todos os campi. A amostragem será probabilística estratificada, selecionando-se aleatoriamente dois grupos: um grupo de alunos assistidos (grupo 1, de estudo) e um grupo de alunos cotistas não assistidos pelo PNAES (grupo 2, de comparação). As variáveis estudadas serão coeficiente de rendimento acadêmico, quantidade de reprovações em disciplinas, status de matrícula (ativo, inativo, cancelado ou concluinte), carga horária cumprida, número de períodos acadêmicos faltantes para a conclusão do curso, além de variáveis referentes ao perfil sociodemográfico dos alunos. A análise dos dados será estatística, por meio de procedimentos descritivos e inferenciais.
Presidente - 1117944 - RILVA LOPES DE SOUSA MUNOZ
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES