PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANNA PAOLA SIVINI LINS E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA PAOLA SIVINI LINS E SILVA
DATA: 25/11/2015
HORA: 14:00
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: A DIVERSIFICAÇÃO DO PÚBLICO ESTUDANTIL DO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAIBA: IMPLICAÇÕES PARA A CULTURA ORGANIZACIONAL.
PALAVRAS-CHAVES: Diversidade. Cultura Organizacional. Aprendizagem Institucional. Gestão Educacional.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A partir de reuniões pedagógicas e administrativas junto à docentes e gestores neste Instituto, percebemos as inquietações e questionamentos acerca da heterogeneidade do público discente que adentra o Instituto todos os anos, o que provoca questionamentos e faz repensar valores; as dificuldades de gestão pedagógica desta diversidade, no sentido de assegurar aprendizagens dos saberes escolares e da formação para a cidadania, e, mais ainda, como a instituição passa a desenvolver processos de aprendizagens organizacionais que favoreçam as práticas de inclusão, de permanência e de êxito no sistema educacional. Com base na literatura existente sobre o assunto, observou-se que a diversidade dos estudantes que adentram às escolas públicas gera necessidade de rever práticas de gestão pedagógica para o magistério, que precisa aprender a lidar com a gama de diferentes culturas e realidades sociais e educacionais deste público em seu dia a dia, gerando modificações na cultura organizacional. Os principais autores utilizados foramCandau (2008), Schein (1988), Chiavenato (2009), Antonello (2005) e Lück (2009). Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivoanalisar, no contexto da democratização do acesso à educação, que vem sendo desenvolvido no Brasil, sobretudo a partir da década passada, as mudanças nos perfis dos estudantes e suas possíveis implicações na cultura organizacional, nas práticas de gestão escolar e de aprendizagens institucionais oriundos desta realidade, a partir da ótica de professores, da equipe pedagógica e de gestores.A presente pesquisa tem como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus João Pessoa, no âmbito do Ensino Médio Integrado – ETIM. Constitui-se como pesquisa descritiva, utiliza-se de métodos quantitativos e qualitativos, utiliza-se de questionários, junto aos professores, com questões fechadas e, entrevistas semi-estruturadas, junto a gestores e equipe pedagógica, cujo material foi analisado com base na técnica de análise de conteúdo (BARDIN,2011). Também foi feito levantamento de dados estatísticos do perfil dos estudantes, no período de 2012 a 2015. Partindo desta análise, percebeu-se que devido à diversidade do perfil estudantil, novas aprendizagens e novas maneiras de atuar estão ocorrendo no Campus,ainda que demodo individual, assistemático, e por meio de níveis iniciais de compartilhamento entre os pares. Isto vem forjando as bases para uma re-estruturação da cultura institucional, mas carecendo, ainda, de maior aprofundamento, planejamento e formação da equipe docente, pedagógica e gestora. Pretende-se, com esta pesquisa, contribuir para compreender os processos que estão fazendo com que a cultura organizacional do Campus João Pessoa esteja sendo revista e modificada, e tornar pública a iniciativa de novas práticas de gestão pedagógica, que geram aprendizagem organizacional e, proporcionam aos estudantes processos de aprendizagem mais satisfatórios.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Externo ao Programa - 338068 - MARISETE FERNANDES DE LIMA
Externo ao Programa - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES