PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: VALESKA PICADO SCHULZE

DISCENTE: VALESKA PICADO SCHULZE
DATA: 03/11/2015
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: QUEM SOUBER QUE CONTE OUTRA: PRODUÇÃO DE UM PROGRAMA AUDIOVISUAL PARA CRIANÇAS SURDAS COM ACESSIBILIDADE PARA OUVINTES.
PALAVRAS-CHAVES: Contação de Histórias. LIBRAS. Televisão. Acessibilidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A presente pesquisa foi desenvolvida com o propósito de criar uma proposta audiovisual de contação de histórias para crianças surdas, com acessibilidade para ouvintes, a fim de oferecer uma programação comum para ambos os públicos. Este programa piloto tem como objetivo principal produzir um vídeo que dê origem a uma série televisiva de contos da literatura oral nordestina para crianças. Neste trabalho descrevemos como se deu o processo criativo para a produção deste piloto, desde a escolha da história narrada, a construção do roteiro literário, a concepção do cenário e do figurino, a composição da trilha sonora, a arte das ilustrações, a seleção da apresentadora surda, a realização dos ensaios e das gravações, até a finalização da edição do produto final. Para tanto, foi eleita como forma de investigação para este trabalho científico original, a pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória e como procedimento, a análise estética de vídeos de natureza semelhante, ao produto final apresentado neste relatório. A estética visual do programa baseou-se na observação da cultura de surdos, da Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS) e dos elementos técnicos da mídia televisiva. O resultado deste trabalho: um programa piloto produzido, como proposta de entretenimento para a comunidade surda, será apresentado como modelo de produção de um programa inclusivo com narrativas populares, para o público infanto-juvenil, como parte da programação da TV educativa da Universidade Federal da Paraíba, buscando atender uma demanda social de telespectadores surdos. Enquanto programa bilíngue de contação de histórias para crianças surdas e ouvintes, o conto da literatura oral escolhido, será narrado simultaneamente, através de LIBRAS e da Língua Portuguesa. Enquanto modelo de produto audiovisual, inédito na televisão brasileira, poderá servir como uma alavanca criativa para outras produções audiovisuais destinadas ao público de crianças surdas, encorajando outros gestores de TVs públicas brasileiras, a aceitarem este desafio. A pesquisa revelou que a acessibilidade na televisão brasileira para pessoas surdas, ainda encontra-se em processo de construção, na busca por uma identidade cultural própria, que nasce a partir da releitura de modelos internacionais e que nesta busca devem ser constantemente avaliados para a consolidação de uma estética nacional.
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 6331385 - DULCE AMELIA DE BRITO NEVES