PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: VANESSA ALESSANDRA LUCENA FERREIRA DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA ALESSANDRA LUCENA FERREIRA DE CASTRO
DATA: 19/11/2015
HORA: 09:00
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: Descortinando o conhecimento tácito e explícito: um estudo sobre os técnicos administrativos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Conhecimento organizacional. Identificação. Mapeamento. Compartilhamento.
PÁGINAS: 286
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: No panorama atual que estamos vivendo intitulado Era do Conhecimento na qual o conhecimento humano passa a ser considerado como principal fonte de vantagem competitiva, as organizações começam a perceber a importância de se identificar o conhecimento tácito que reside nas pessoas que a compõem, externalizar este conhecimento através da conversão do mesmo em explícito para que possa ser mapeado e compartilhado por todos da organização, se transformando em conhecimento organizacional, necessário para uma efetiva gestão do conhecimento. Estudar este ativo valioso, intangível e dinâmico, constituído a partir das experiências, das perspectivas e dos valores das pessoas é relevante como fator chave de sucesso na competitividade e na sobrevivência das organizações. A presente dissertação tem como objetivo geral identificar o conhecimento tácito e explícito dos técnicos administrativos da Pró Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal da Paraíba para a construção do mapa do conhecimento. Metodologicamente a pesquisa é de natureza exploratória e descritiva e de abordagem quanti-qualitativa. Quanto aos meios, caracteriza-se como estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental necessários para dá todo o suporte teórico e legal ao estudo. Como instrumento de pesquisa utilizou-se a documentação da instituição e questionários com questões abertas e fechadas aplicados, respectivamente com os gestores e com os técnicos dos cargos de assistente em administração e auxiliar em administração lotados neste setor. Os dados foram sistematizados em tabelas e quadros. Para a análise dos dados foi adotada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que os técnicos da PROGEP possuem uma ampla e variada gama de conhecimentos nas mais variadas áreas do saber e que, a partir de agora se encontram disponíveis para ser sistematizados e utilizados pelos gestores da PROGEP para que seja dado início a um programa de Gestão do Conhecimento neste setor. Os resultados permitem concluir que não é uma tarefa fácil tentar extrair das pessoas o conhecimento que possuem e a maior contribuição deste trabalho foi procurar sanar esta dificuldade. Compete a partir de agora a PROGEP criar todo um contexto capacitante, através da adoção de uma cultura favorável de forma a fomentar iniciativas de caráter integrado e sistêmico que propiciem o pleno desenvolvimento das atividades no setor através da maior eficiência, eficácia e efetividade no aproveitamento do conhecimento dos servidores que a compõem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Externo ao Programa - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Externo ao Programa - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO