PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: MARCILIO CARNEIRO DIAS

DISCENTE: MARCILIO CARNEIRO DIAS
DATA: 25/11/2015
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: EVASÃO ESCOLAR E PERMANÊNCIA NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO: UM ENFOQUE A PARTIR DA GESTÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Profissional. Qualificação Profissional. PRONATEC. Evasão e Permanência Escolar. Aprendizagem Organizacional.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: O estudo ancorou-se em referências que tratam do contexto histórico da Educação Profissional (MANFREDI, 2002) e Qualificação Profissional no Brasil (PRESTES E VÉRAS, 2009) situando o PRONATEC neste cenário; de questões relativas à evasão escolar e à permanência (DORE et al, 2014), como também dos processos de aprendizagem organizacional (SILVA, 2009) relacionados à gestão educacional (CASTRO,2007). A temática proposta foi escolhida por interesse pessoal e profissional do pesquisador de compreender com um olhar mais sistêmico os processos de aprendizagem organizacional e seus desdobramentos em estratégias que visem à garantia da permanência e o combate à evasão. Este trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de gestão educacional articuladas pela equipe gestora do PRONATEC no IFPB Campus João Pessoa, a partir dos processos de aprendizagem organizacional relacionados às questões da evasão escolar e permanência no âmbito dos cursos de formação inicial e continuada. Tratou-se de uma pesquisa com procedimento metodológico descritivo e exploratório e natureza quanti-qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica, questionário e entrevistas semiestruturadas, estes dois últimos aplicados a 02 (dois) coordenadores e 13 (treze) supervisores do Programa. Para interpretar os resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdos. Após as interpretações, percebeu-se que no olhar de todos os entrevistados, a evasão existe principalmente em decorrência de fatores externos, e que os fatores internos do Campus João Pessoa potencializaram a permanência do estudante. Quanto às aprendizagens, os níveis, individual e de grupo foram bastante evidenciados pelos pesquisados, destaque para as categorias de busca de informações, observação, discussão e socialização; no que se refere ao nível organizacional detectou-se uma mínima percepção de efetividade; já a aprendizagem interorganizacional surgiu de forma mais evidente nas falas dos coordenadores. Ao promover a análise das estratégias de gestão educacional relacionadas à evasão e à permanência, concluiu-se que a equipe do programa por meio das aprendizagens adquiridas desenvolveu práticas que muito contribuíram para melhoria do panorama de evasão escolar e da permanência ao longo do período pesquisado e que há uma necessidade emergente de aperfeiçoamento da articulação entre os quatro níveis de aprendizagem. Com esta pesquisa, espera-se contribuir para que a gestão do programa compreenda a relevância da estruturação dos processos de aprendizagem, a fim de traçar estratégias que propiciem melhores resultados quantitativos, sobretudo qualitativos, principalmente relacionados à permanência escolar.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA