PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ÁLLYSSON ALBUQUERQUE ANDRADE
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÁLLYSSON ALBUQUERQUE ANDRADE
DATA: 19/12/2022
HORA: 15:30
LOCAL: Por Google Meet: meet.google.com/fxc-gzvq-yvr
TÍTULO: CULTURA DIGITAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: o trabalho remoto e as novas competências para procedimentos de negociações e compras do IFPB
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do conhecimento; competência em informação; compras públicas; Administração Pública; IFPB
PÁGINAS: 94
RESUMO: As organizações públicas, em tempos de cultura digital, precisam se atualizar em todos os níveis e atividades e isso se alcança mediante o gerenciamento informacional e a estruturação de uma organização aprendente, através dos modelos existentes e aplicáveis de competência digital e de informação. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB, autarquia federal de regime especial vinculada ao Ministério da Educação MEC, desempenha importância estratégica nas regiões onde possui um campus, do litoral ao sertão do estado, uma vez que além de ofertar cursos que promovem o desenvolvimento profissional, tecnológico e humanístico, desenvolve projetos capazes de transformar a sociedade. Pela relevância dos serviços ofertados, faz-se necessário manter um bom gerenciamento dos procedimentos de contratações do instituto, uma vez que a eficácia destes irão garantir a continuidade dos serviços prestados, assim como servir como parâmetros para o planejamento das contratações futuras. O gestor de compras e licitação é a figura responsável pela instrução procedimental de compras públicas, enfrentando inúmeros desafios em suas atividades e buscando se adequar à nova forma de trabalho remoto. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo compreender como o trabalho remoto e as novas competências necessárias para procedimentos de negociações e compras do IFPB em tempos de cultura digital na Administração Pública, alteraram o proceder profissional e organizacional obrigando estes a terem novos aprendizados. Especificamente, busca-se mapear o fluxo ordinário dos procedimentos de compras públicas no âmbito do IFPB, identificar as dificuldades enfrentadas, interpretar como as competências para procedimentos de compras públicas (atividade-meio) influenciam nos resultados organizacionais (atividades finalísticas) do IFPB e estudar como a cultura digital fez as organizações públicas e as profissões a terem de voltar a ser aprendentes. Para isso, contextualiza-se o tema abordado a partir das teorias sobre gestão do conhecimento, competência em informação e organizações aprendentes, além da legislação aplicável aos procedimentos de compras públicas A metodologia proposta para este estudo, quanto aos meios, será bibliográfica e de campo. Quanto aos fins, a pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, com a utilização de estudo de caso. A coleta de dados será realizada através de um questionário que será aplicado ao grupo de gestores de compras e licitação do IFPB. A partir de uma análise qualitativa-quantitativa, os dados serão analisados conforme o método Servqual. Os resultados servirão como base para a proposição de um modelo ou manual procedimentalizado de gerenciamento informacional, a partir das teorias da gestão do conhecimento nas organizações e dos modelos de competência digital e de informação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2015058 - ROBERTO VILMAR SATUR
Interno - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS
Interno - 2739440 - LUCILENE KLENIA RODRIGUES BANDEIRA
Externo ao Programa - 2569256 - JOAO MARCELO ALVES MACEDO
Externo à Instituição - ARLINDO GARCIA DE SÁ BARRETO NETO