PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE AUGUSTO DA TRINDADE PRESTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE AUGUSTO DA TRINDADE PRESTES
DATA: 18/07/2016
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: MOTIVACÃO E APRENDIZAGEM: A BUSCA DA EXCELÊNCIA NOS PROCESSOS PRODUTIVOS EM ORGANIZAÇÕES TERCEIRIZADAS DE TELECOMUNICAÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: Motivação; Aprendizagem; Processo produtivo
RESUMO: Na perspectiva das rápidas mudanças econômicas, políticas e sociais no geral, o mundo se vê cada vez mais dependente de ferramentas de comunicações, que possa conectar um ser humano com o mundo. Dentro desse contexto, esta dissertação trata de casos concretos de empresas contratadas pela NET, a prestarem serviços terceirizados de instalação de tv, internet e telefone a cabo dentro do município da grande João Pessoa –PB. A motivação deste trabalho parte da problematização de uma destas empresas, a Global Business do Brasil (GBB). Diante disto, consideram-se as características da GBB e os problemas por elas vivenciados que não lhe são exclusivos, mas que afetam a todas as instituições privadas, e principalmente as instituições portadoras destas mesmas características. Esta pesquisa pretende conhecer e analisar a relação existente entre escolarização, aprendizagens e os fatores motivacionais dos empregados das empresas contratadas da Net em João Pessoa, PB, tendo em vista as demandas de adequação de novas e constantes tarefas com critérios de excelência no processo produtivo (instalações de equipamentos). Para responder as questões da pesquisa e alcançar os objetivos propostos, adotou-se como estratégias metodológicas os procedimentos com abordagem metodológica e analítica centrada nas categorias Escolaridade/Aprendizagens/Motivações, com características exploratórias, descritivas e explicativas.Quanto a natureza e organização dos dados empíricos, a investigação adotará informações e procedimentos qualitativos e quantitativos. Os sujeitos do estudo serão os gestores e os empregados das empresas instaladoras que, no momento da investigação empírica, final de 2016 e início de 2017, prestam serviços a NET, em João Pessoa, Pb. Para a pesquisa empírica serão utilizados o questionário a entrevista e o grupo focal.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ