PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: JULIANA MARIA ROSILDA DE OLIVEIRA

DISCENTE: JULIANA MARIA ROSILDA DE OLIVEIRA
DATA: 13/07/2016
LOCAL: Laboratório das Linhas de Pesquisas – LLL/MPGOA
TÍTULO: A gestão pedagógica nas escolas integrais e a implantação do Sistema de Informações Educacionais de Pernambuco: uma abordagem à luz da perspectiva sociotécnica
PALAVRAS-CHAVES: Gestão pedagógica. Tecnologias de Informação e Comunicação. Abordagem Sociotécnica. Sistemas de informação gerencial.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos
RESUMO: Este trabalho apresenta uma investigacao sobre o Sistema de Informacoes Educacionais de Pernambuco (SIEPE) e sua utilizacao pelos gestores escolares das cento e vinte e cinco escolas de tempo integral em Pernambuco. O trabalho parte da seguinte questao norteadora: o SIEPE e uma resposta tecnologica positiva para a gestao pedagogica? O objetivo do estudo foi investigar as mudancas na gestao pedagogica das escolas de tempo integral a partir da implantacao do SIEPE. A luz da abordagem sociotecnica que estuda as dimensoes: pessoas, tarefas, tecnologias e estruturas esse estudo buscou identificar quais as mudancas pedagogicas concebidas pelo gestor escolar apos a implantacao do SIEPE. Para isso, foi realizado levantamento bibliografico para relacionar a abordagem sociotecnica com o SIEPE e o trabalho do gestor na dimensao da gestao pedagogica, bem como se explicou o funcionamento do sistema, descrevendo o registro dos dados e a utilizacao das informacoes geradas no sistema e utilizadas pela gestao escolar. A gestao pedagogica das organizacoes enfrenta desafios diarios na elaboracao de estrategias eficazes para o processo educativo. O Governo do Estado de Pernambuco criou o SIEPE com a intencao de estreitar as dificuldades no acesso aos dados necessarios pela escola para monitorar a aprendizagem dos estudantes e auxiliar a Secretaria de Educacao do estado a tracar metas para avancar em educacao de qualidade social. O estudo, de abordagem quantitativa, foi realizado atraves de questionario online enviado para os 125 gestores. Nossa amostra tem 119 respondentes participantes o que corresponde a um percentual de 95.2%. Foram realizadas quatro analises estatisticas, descritiva, fatorial multivariada, de correlacao e de regressao multipla. As analises indicam que o SIEPE corrobora com a inclusao digital e a criacao de uma cultura tecnologica, alem de uma maior integracao entre escola e comunidade, atraves da disponibilizacao de um ambiente colaborativo, da implantacao de sistema de gestao escolar e do gerenciamento de programas e metas e assim possibilitando ao gestor trabalhar de forma mais direcionada ao pedagogico. De modo geral, a pesquisa confirmou que o SIEPE possibilita uma melhor organizacao das escolas na realizacao de intervencoes pedagogicas a partir das informacoes geradas pelo sistema, quando essas sao compartilhadas e vivenciadas por todos os sujeitos escolares.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1549249 - CARLO GABRIEL PORTO BELLINI