PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAIRO JERONIMO DE ANDRADE JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAIRO JERONIMO DE ANDRADE JUNIOR
DATA: 14/07/2016
LOCAL: Sala de Pesquisa do MPGOA
TÍTULO: Accountability e Gestão em rede: O Sistema de Informações da Educação de Pernambuco -SIEPE – como ferramenta de Gestão Institucional e Pedagógica.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras Chave: Accountability; Sistemas de gestão em rede; Ambientes colaborativos de gestão.
RESUMO: Investiga como o Sistema de Informações Educacionais de Pernambuco – SIEPE, se configura como um mecanismo de accountability, e como o mesmo é utilizado no monitoramento de indicadores para obtenção de metas a nível escolar e acompanhamento da gestão institucional e pedagógica. Os dados analisados foram coletados no sistema, uma vez que os mesmos são inseridos pelas unidades escolares através da equipe gestora, educadores de apoio, analistas educacionais e professores. São analisados, também, dados de acompanhamento da gestão da unidade escolar e da Gerência Regional de Educação – GRE. Busca-se evidências para corroborar como esse sistema facilita a inclusão digital e a criação de uma cultura tecnológica através da disponibilização de um ambiente colaborativo para o gerenciamento de programas e metas. Objetiva, também, verificar como estudantes, gestores e docentes acessam a ferramenta para o monitoramento de seus resultados de aprendizagem. A análise tem como foco compreender como a ferramenta permite a gestão aprendente através de rede de produção colaborativa de dados, uma vez que agrega os atores escolares na produção dos registros de atividades. A metodologia utilizada envolve a exploração da arquitetura da rede para compreender como ela é utilizada no apoio pedagógico e de gestão, e a realização de entrevistas a gestores, docentes e alunos sobre as formas de sua utilização.
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES