PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: PETRONIO SANTOS CAVALCANTI

DISCENTE: PETRONIO SANTOS CAVALCANTI
DATA: 15/07/2016
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO NA ORGANIZAÇÃO APRENDENTE EDUCATIVA: INSTRUMENTO DE MUDANÇA NA VIDA DE EDUCADORES, EDUCANDOS E COLABORADORES.
PALAVRAS-CHAVES: Educação para o Consumo. Organização Aprendente Educativa. Consumo Responsável.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A educacao para o consumo como instrumento de mudanca na vida dos educadores, educandos e colaboradores e o proposito desta producao. No centro, a Escola Estadual Moyses Barbosa da cidade de Petrolina-PE, onde estudam aproximadamente 950 estudantes e trabalham 80 colaboradores. O campo favorece, significativamente, para a investigacao sobre a educacao que fomenta novas praticas em relacao aos habitos de consumo. Consumir e uma necessidade humana, e inerente ao processo existencial; ja o consumismo desencadeado pela sociedade denominada de hipermoderna, precisamente originaria no seculo XIX, e depredador e nefasto com o meio ambiente. Com o consumismo, a pessoa passa a ser mercadoria, os produtos substituem o sujeito, a subjetividade humana e ocultada e evidencia-se o objeto. O que se notabiliza neste trabalho e a necessidade de, pedagogicamente, educar o sujeito para o consumo. Neste estudo, reconhece-se o papel das organizacoes aprendentes, que permitem experimentar o conhecimento tacito e explicito, presente e adquirido nas informacoes, nos dados, nas leituras e no uso das tecnologias. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo, atraves da abordagem qualitativa e dos fundamentos da pesquisa participante, identificar a importancia da educacao para o consumo como instrumento de mudanca na vida dos educadores, dos educandos e colaboradores. Espaco que permite contato direto com os agentes envolvidos e que sao responsaveis para justificar o valor da educacao para o consumo e sua responsabilidade no que se refere a mudanca no comportamento das pessoas, pois, independente de idade, poder aquisitivo, sexo, religiao, todos exercitam o ato de consumir. As tecnicas utilizadas para a coleta de dados, a observacao e entrevista favorecem a investigacao do problema do consumo sem responsabilidade. A entrevista e diretiva e abordou 62 pessoas entre educandos e educadores. Cada resposta e portadora de elementos substancias para aprofundar a educacao que muda quando se viabiliza a reflexao sobre o problema que afeta a vida das pessoas e dos outros seres, o consumo sem responsabilidade. Nesta direcao, os resultados parciais da pesquisa apontam para a visibilidade da nao responsabilidade no ato de consumir, sobre a ausencia de uma educacao que saiba lidar com o consumo sem, necessariamente causar prejuizos ao meio ambiente. Portanto, o ponto central e avaliar cientificamente o quanto o ato de educar para consumir faz a diferenca quando as pessoas estao em seu contexto social, seja: na organizacao como colaborador, no convivio familiar ou nas relacoes sociais.
Externo ao Programa - 3203162 - FRANCISCA ALEXANDRE DE LIMA
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS