PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: PETRONIO SANTOS CAVALCANTI

DISCENTE: PETRONIO SANTOS CAVALCANTI
DATA: 21/10/2016
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: Educação para o Consumo na Organização Aprendente Educativa como instrumento determinante na relação sustentável entre se humano e meio ambiente.
PALAVRAS-CHAVES: Educação para o consumo. Organização aprendente. Meio ambiente. Sustentabilidade.
ÁREA: Educação
RESUMO: A educacao para o consumo como instrumento determinante na relacao ser humano meio ambiente e o proposito desta producao. Como campo de pesquisa, a Escola Estadual Moyses Barbosa da cidade de Petrolina-PE, onde estudam aproximadamente 950 estudantes e trabalham 80 colaboradores. O campo favorece, significativamente, para a investigacao sobre a educacao que fomenta novas praticas em relacao aos habitos de consumo e que tem influencia determinante para a existencia de um ambiente sustentavel. Consumir e uma necessidade humana, e inerente ao processo existencial; ja o consumismo desencadeado pela sociedade denominada de hipermoderna, precisamente originaria no seculo XIX, e depredador e nefasto com o meio ambiente. Com o consumismo, a pessoa passa a ser mercadoria, os produtos substituem o sujeito, a subjetividade humana e ocultada e evidencia-se o objeto. Nesse caso, quando o ser humano perde sua identidade, nao e capaz de fazer o autoconhecimento e nem conhecer o outro como pessoa. Na situacao de alienado, onde nao e capaz de ser autonomo, autentico, o meio ambiente corre perigo, no sentido de ser desvalorizado e posto as margens sem ter os devidos cuidados, que sao necessarios para uma boa vivencia. O certo e que as acoes humanas, quando nao consideram a razao, a consciencia, a emocao, o desejo, a logica que sao pertinentes ao ser, podem dificultar a existencia de uma boa relacao entre homem/mulher e natureza. O que se notabiliza neste trabalho e a necessidade de, pedagogicamente, educar o sujeito para o consumo, visto que nao ha condicoes de habitar no planeta sem o exercicio do cuidado. Neste estudo, reconhece-se o papel das organizacoes aprendentes, que permite experimentar o conhecimento tacito e explicito, presente e desenvolvido nas informacoes, nos dados, nas leituras e no uso das tecnologias. Desse modo, esta pesquisa teve como perspectiva, por meio da abordagem qualitativa e dos fundamentos da pesquisa-acao, compreender a importancia da educacao para o consumo como instrumento determinante para influenciar no comportamento das pessoas que precisam aprender a viver de forma etica e sustentavel com o meio ambiente. As tecnicas utilizadas para a construcao de dados - a observacao e entrevista favoreceu a investigacao do problema do consumo sem responsabilidade e os impactos, que tem no ambiente as praticas do consumismo proprio da sociedade contemporanea. A entrevista e diretiva e abordou 62 pessoas entre educandos e educadores. Cada resposta e portadora de elementos substanciais para entender a educacao que sucinta a reflexao sobre o problema, que afeta a vida das pessoas e dos outros seres, o consumo sem responsabilidade. Nessa direcao, os resultados finais da pesquisa apontaram para a viabilidade da educacao que orienta no ato de consumir, de cuidar e preservar o meio ambiente.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS